Clube Oriental de Pechão já tem mais três atletas na alta roda internacional da marcha

Três jovens atletas do Clube Oriental de Pechão representaram as cores de Portugal no Campeonato da Europa de Juniores, em […]

Edna Barros e Catarina Marques com o treinador, após a prova do Europeu na Suécia
Edna Barros e Catarina Marques com o treinador, após a prova do Europeu na Suécia

Três jovens atletas do Clube Oriental de Pechão representaram as cores de Portugal no Campeonato da Europa de Juniores, em Ekilstuna, na Suécia, e no Campeonato do Mundo de Juvenis, em Cali, na Colômbia, na modalidade de marcha.

Depois de ter sido o local de formação da atleta olímpica Ana Cabecinha, o clube do concelho de Olhão continua a dar cartas na modalidade.

Assim, no dia 16 de Julho, Edna Barros obteve o 14º lugar, com o registo de 48.31,93, e Catarina Marques classificou-se na 17ª posição, com 48.47,61, ambas com novos recordes pessoais, na prova dos 10.000 metros Marcha do Campeonato da Europa de Juniores – Pista (Suécia).

Esta prova, onde alinharam 26 atletas de 15 países, foi dominada pela Rússia, que obteve os três primeiros lugares do pódio, com as atletas Klavdiya Afanasyeva, Olga Shargina e Mariya Losinova.

Houve ainda 16 melhores marcas pessoais, das quais cinco foram novos recordes de países, o que mostra que se tratou de uma prova muito rápida.

Carolina Costa
Carolina Costa

No dia 18 de Julho, em Cali (Colômbia), no Campeonato do Mundo de Juvenis, Carolina Costa percorreu os 5.000 metros Marcha em 25.59,63, numa prova onde participaram 35 atletas de 21 países.

As condições climatéricas (cerca de 30ºC no final da prova e 65% de humidade), assim como a altitude (cerca de 1.000 metros) levaram a que Carolina Costa «ficasse algo distante do recorde pessoal (24.27,95)», explica o CO Pechão. Mesmo assim, a participação neste Mundial «valeu pelo seu 1º contacto internacional».

A prova foi ganha pela chinesa Zhenxia Ma, seguida da russa Olga Eliseeva e da etíope Ayalnesh Dejene.

A deslocação das atletas às duas provas internacionais foi possível graças a toda a equipa técnica, assim como ao pessoal de apoio (pais e amigos), e teve como patrocinadores a Lusitânia – Companhia de Seguros, Município de Olhão e a Junta Freguesia de Pechão.

 

Comentários

pub