FOMe leva objetos e marionetas a Faro, São Brás e Loulé

A 3ª edição do FOMe – Festival de Objectos e Marionetas está de regresso e vai passar por Faro, São […]

image002A 3ª edição do FOMe – Festival de Objectos e Marionetas está de regresso e vai passar por Faro, São Brás de Alportel e Loulé entre 15 e 21 de junho. Este ano, a programação vai ter espetáculos de teatro, dança, música e um workshop.

O primeiro dia do Festival, é dedicado à formação «apostando na partilha de saberes, impulsionando formas de criar e trabalhar». A formação fica a cargo do Mestre Tó Quintas com uma oficina de construção de balões São Joaninos, que serão lançados pelos participantes conjuntamente com a equipa da ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve, no final do FOMe no Jardim Manuel Bívar em Faro.

No dia 16 de Junho o festival apresenta-se pela primeira vez na cidade de Loulé às 21h30 no Cine-Teatro Louletano, pela mão da Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora com a peça Capucha Vermelha.

No dia 17, no Jardim Manuel Bívar, e 18, na Frontaria do Teatro Lethes, o Teatro de Robertos sai para as ruas de Faro. Mão Zorra brinda o público com “ A Tourada” às 16h00, “O Caçador” às 18h00 e “O Barbeiro” às 22h30.

Nos dias 17, 18 e 19 é a vez do Autocarro do VATe – Serviço Educativo da ACTA estacionar no Jardim Manuel Bívar e apresentar a sua mais recente produção “Liberdades”, um espectáculo «que celebra a data que marcou profundamente o nosso país o 25 de Abril de 1974».

Na noite de dia 18, o palco do Teatro Lethes recebe o espectáculo de dança “Mari(o)mente” , um projecto coreografado e produzido por Filipa Rodriguez fruto do trabalho desenvolvido com os estagiários do Curso Profissional de Intérprete e  Dança da Escola Secundária Tomás Cabreira.

No dia 19 às, 18h00, no Jardim Manuel Bívar e no dia 20, às 16h00, no Jardim da Alameda, os S.A. Marionetas animam estes espaços com “A Farsa do Sapateiro”. No Teatro Lethes às 21h30, é a vez da peça “Julieta” interpretada por Elsa Valentim do Teatro do Aloés ocupar o palco com uma peça «fiel aos princípios da Commedia Dell´Arte, sendo o jogo de improviso uma parte importante do espectáculo».

No fim de semana, 20 e 21 de Junho o Festival desperta os sentidos dos mais novos com “Chíos” um espectáculo de poesia sensorial para bebés, produzido e apresentado pelo Teatro da Semente da Galiza, com apresentações às 10h00 e às 11h30.

Às 18h00 de dia 20 na frontaria do Teatro Lethes, os Lafontana- Formas Animadas apresentam “Mamulengo Capiroto” uma forma de teatro tradicional brasileiro. Às 21h30 na sala do Teatro Lethes “O Gigante” entra em palco. O Teatro Regional da Serra de Montemuro apresenta três actores em cena «num universo colorido e cativante».

No último dia do Festival, 21 de Junho, o FOMe ruma a São Brás. Maria de Vasconcelos apresenta “Carneirinhos” teatro para bebés às 10h00 e às 11h00 no Centro de Artes e Ofícios. Às 11h00, no Jardim Carrera de Viegas, Mercadinho de Artesãos São Brás e, às 17h00, na Frontaria do Teatro Lethes A Barraca do Gregório traz novamente o Teatro de Robertos para as ruas com “Dom Roberto, O Algarvio”. Às 16h00 sobe ao palco do Teatro Lethes “Peregrinação”, um espectáculo inspirado nos relatos de Fernão Mendes Pinto com os Lafontana.

O Festival termina entre as 18h00 e as 19h00, com o lançamento dos balões dos sonhos sorrisos e penicos, desta vez feitos no workshop, e com o som de fundo da Banda Funkarmónica. Desta vez, a iniciativa vai ter início no Teatro Lethes e percorrer as ruas circundantes até ao Coreto no Jardim Manuel Bivar.

O FOMe, organizado pela ACTA, conta com o apoio da CCDR atravéz do programa estratégico Algarve Central, do POAlgarve 21 financiado com fundos do QREN e com o apoio dos municípios de Faro, Loulé e São Brás de Alportel.

Os bilhetes para o Festival têm um preço único de €5 e podem ser adquiridos em qualquer loja Fnac, Worten, CTT ou na Bilheteira do Teatro Lethes.

Comentários

pub