Marinha resgata tripulantes de veleiro holandês encalhado ao largo da Armona

Os dois tripulantes de um veleiro que encalhou esta quinta-feira à noite frente à Ilha da Armona, em Olhão, foram […]

Veleiro Tobitoo encalhou ao largo da Ilha ArmonaOs dois tripulantes de um veleiro que encalhou esta quinta-feira à noite frente à Ilha da Armona, em Olhão, foram resgatados pela Marinha. Os ocupantes da embarcação «Tobitoo», dois holandeses de 61 e 68 anos, nunca terão estado em perigo.

O acidente ter-se-á dado após o barco ter ficado sem motor. O barco acabou por ficar preso e os seus tripulantes lançaram o ferro «por precaução» e pediram ajuda.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta foi dado, via rádio, cerca das 22h30, pelos tripulantes do veleiro. Chegadas ao local, as equipas de socorro verificaram que não havia riscos para os tripulantes, que foram, ainda assim, resgatados e levados para terra.

O mesmo aconteceu, horas depois, com o veleiro. «Como a maré se encontrava vazia, era impossível retirar o veleiro do local, pelo que se manteve uma vigia atenta até perto das 5 horas, altura em que a maré se encontrava na preia-mar e foi possível desencalhar o veleiro e levá-lo para águas mais profundas, tendo sido rebocado posteriormente para o porto de Olhão», descreve a Marinha.

A operação, coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa em articulação com o Capitão do porto de Olhão, envolveu a lancha da Polícia Marítima “Tornado” e a embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos SR-37.

Comentários

pub