Prémios do concurso «Heróis da Fruta» vão ser entregues em Portimão

O Colégio do Rio, em Portimão, vai acolher a cerimónia para a entrega de prémios aos alunos que venceram o […]

Herois da FrutaO Colégio do Rio, em Portimão, vai acolher a cerimónia para a entrega de prémios aos alunos que venceram o concurso «Heróis da Fruta – Lanche Saudável», a nível nacional, no dia 13 de abril, às 14 horas.

Esta será a primeira das quatro escolas que venceram a 4ª edição do concurso a receber a visita da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que organiza o «Heróis da Fruta», para «celebrar o enorme sucesso alcançado pela participação dos alunos nesta iniciativa de educação para a saúde de âmbito nacional». Entre os quatro vencedores, conta-se outra escola algarvia, o Pré-escolar «O Caracol», do Centro Comunitário de Estoi, em Faro.

Um dos pontos altos da cerimónia será a apresentação da peça de teatro interativa «Super Festa dos Heróis da Fruta», «na qual animadores e mascotes infantis relembram às crianças quais os principais mandamentos dos “Heróis da Fruta” através de jogos pedagógicos e atividades promotoras de atividade física». No final, os alunos recebem uma peça de fruta, entre outras ofertas saudáveis.

O programa contempla, ainda, a apresentação do “Hino da Fruta” vencedor, uma música dedicada à importância da fruta para uma alimentação saudável, cuja letra foi criada pela escola, e que será cantada pelos próprios alunos.

Seguir-se-á a entrega oficial dos diplomas de participação às crianças que contará com a participação de Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, representantes das autarquias e de alguns embaixadores do projeto.

A 4ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» contou com mais de 47 mil crianças inscritas, de escolas de todas as regiões do país.

«Esta iniciativa que a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil realiza gratuitamente nas escolas desde 2011 melhorou os hábitos alimentares de 183.395 crianças através de um modelo pedagógico de sucesso comprovado, como demonstram os resultados do impacto da última edição: 42,6 por cento das crianças que participaram aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas», revela a associação.

Além do Colégio do Rio, de Portimão e do Pré-escolar “O Caracol”, de Estoi,  também a EB1 do Meio de Areosa (Viana do Castelo) e o Jardim de Infância de Santiago (Seia) são vencedores da 4ª edição do «Heróis da Fruta».

O júri do concurso, composto por nomes de referência no panorama musical português (João Gil, Ana Bacalhau dos Deolinda, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Avô Cantigas) selecionou três dos vencedores entre os 60 finalistas. O quarto vencedor foi escolhido através da votação do público.

Foram ainda atribuídas dez menções honrosas «que, apesar de não serem vencedores, se distinguiram com mérito pela qualidade das suas letras, dos seus vídeos ou pela enorme participação dos encarregados de educação na votação pública dos hinos da fruta».

Sem qualquer ordem entre si, as menções honrosas desta edição foram atribuídas a: EB1 de Ferreira do Alentejo, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Associação de Beneficência Popular de Gouveia, EB1/JI Cardeal Humberto Medeiros, Jardim de Infância do Largo da Feira, Jardim de Infância de Serpa, Infantário O Golfinho I, Escola Básica de Portela, EB Costa Cabral, Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal de Vila Nova de Gaia e Complexo Escolar dos Arcos.

Comentários

pub