Mulher que fingia ser funcionária da Câmara para burlar idosos detida em VRSA

Uma mulher de 41 anos que burlava idosos, fazendo-se passar por funcionária da Câmara Municipal, foi detida na terça-feira pela […]

PSPUma mulher de 41 anos que burlava idosos, fazendo-se passar por funcionária da Câmara Municipal, foi detida na terça-feira pela PSP, em Vila Real de Santo António. A polícia capturou a mulher em flagrante depois de esta ter conseguido enganar mais uma vítima.

A mulher é suspeita de diversas burlas na cidade de Vila Real de Santo António, entre 16 e 30 de março, escolhendo para vítimas idosos (com idades entre os 66 e 89 anos), com dificuldades de locomoção.

A burlona apresentava-se às vítimas como funcionária da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, identificando-se com um cartão da acção social, e pedia aos idosos cartões Multibanco com os respetivos códigos, com o pretexto que iriam ser utilizados para ativar um novo cartão de ação social do município. Depois, realizava levantamentos em várias caixas ATM com os cartões que lhe eram dados. A mulher também conseguiu obter das vítimas artigos em ouro, como fios e anéis.

A PSP já estava a investigar a situação e foi alertada por uma testemunha, na segunda-feira, que a mulher estava a caminho de Vila Real de Santo António.

A Polícia conseguiu localizar a suspeita e vigiou-a sendo que, durante a observação, a mulher fez várias tentativas de burla não consumadas.

A PSP adianta que «mais tarde, [a suspeita] conseguiu burlar uma senhora idosa usando o estratagema de necessitar do dinheiro para retirar uma pessoa que estava a ser autuada e não a deixavam sair, conseguindo obter 140 €».

Após obter o dinheiro, a mulher despiu a camisola, retirou a bandolete que trazia na cabeça, para tentar dificultar a sua identificação, e abandonou o local em direção à sua residência. Nesta altura, foi intercetada pela polícia, que confirmou que os 140 euros estavam guardados na sua mala.

Na busca domiciliária à casa da mulher, foi apreendido um cartão multibanco e o cartão da Ação Social que usava para enganar as vítimas.

A PSP adianta ainda que «foram ainda efetuados diversos reconhecimentos positivos à suspeita, por algumas das
vítimas».

A detida foi presente ontem à Autoridade Judiciária para aplicação de medida de coação.

Comentários

pub