FOTOGALERIA: Universidade do Algarve homenageia Mariano Gago

Professores da Universidade do Algarve, entre os quais o reitor António Branco e outros elementos da equipa reitoral, investigadores e […]

Professores da Universidade do Algarve, entre os quais o reitor António Branco e outros elementos da equipa reitoral, investigadores e alunos cumpriram hoje, ao meio dia, cinco minutos de silêncio em homenagem a José Mariano Gago, concentrando-se à porta dos diversos edifícios académicos.

Mariano Gago, ex-ministro da Ciência, ele próprio um cientista, faleceu na passada sexta-feira, aos 66 anos, vítima de cancro, tendo sido sepultado no cemitério de Pechão (Olhão), de onde a sua família é originária.

Mariano Gago «impulsionou e marcou profundamente a ciência em Portugal nas últimas décadas, contribuindo decisivamente enquanto presidente da FCT e Ministro da Ciência para o desenvolvimento do sistema cientifico nacional em muitas das suas vertentes».

«Alguns de nós não gostaríamos de deixar de assinalar a sua passagem e o seu contributo para a ciência portuguesa», pelo que foi promovida esta homenagem «a título de reconhecimento público da comunidade científica nacional pela contribuição do Professor Mariano Gago».

Daí que universidades, institutos e laboratórios de investigação e cientistas de todo o país tenham decidido homenageá-lo esta segunda-feira, cumprindo cinco minutos de silêncio em sua memória, às 12h00. Também a Universidade do Algarve se associou a esta homenagem simbólica, respondendo a um apelo do reitor António Branco.

Comentários

pub