Biblioteca Municipal de Tavira recebe conferência “Leituras Contemporâneas da Paisagem”

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, recebe nos dias 7 e 8 de maio a conferência “Leituras Contemporâneas […]

Biblioteca de TaviraA Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, recebe nos dias 7 e 8 de maio a conferência “Leituras Contemporâneas da Paisagem”.

A iniciativa surge no âmbito das atividades regulares da Biblioteca e do Projeto Filosofia e Arquitectura da Paisagem (Filarqpais) do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

No dia 7, entre as 16h00 e as 19h00, o programa integra três apresentações:“Poesia e filosofia da paisagem” de Dirk Hennrich, “ Caminhantes da  paisagem” de Victor Gonçalves e “Paisagem e ambiente: da (Im) Possibilidade de uma ética ambiental” de Sandra Escobar.

No dia seguinte, entre as 10h30 e as 12h30, a conferência inclui os temas: “Trazer a paisagem à cidade” de Maribel Sobreira e “O pomar na cidade” de Moirika Reker. O debate final “Leituras contemporâneas da paisagem” é moderado por Adriana Veríssimo Serrão, investigadora principal do Filarqpais.

Na opinião desta professora «paisagem, hoje, remete para uma totalidade, um sistema de interacção, fundamento de todas as esferas de vida e condição de desenvolvimento das comunidades humanas.[…] A paisagem contém em si tanto a dimensão natural como a marca humana».

Comentários

pub