FOTOGALERIA: Janela de céu limpo pôs algarvios a olhar para o céu para ver eclipse

São Pedro deu uma ajudinha e, em Faro, as nuvens andaram afastadas o tempo suficiente para ver boa parte do […]

São Pedro deu uma ajudinha e, em Faro, as nuvens andaram afastadas o tempo suficiente para ver boa parte do eclipse solar que aconteceu hoje, sexta-feira, de manhã. Um fenómeno que muitos fizeram questão de ver e que motivou iniciativas em diferentes pontos da região.

Os Centros de Ciência Viva da região fizeram questão de promover sessões de observação do eclipse. E, no caso do de Lagos, houve direito a pequeno almoço, com café e bolos. Em Tavira e Faro, as iniciativas dos CCV locais não incluíram uma parte gastronómica, mas a astronómica esteve sempre bem presente.

Quem também aproveitou para aliar o conceito do pequeno almoço com a observação do eclipse foi o restaurante Vila-Adentro, na Cidade Velha de Faro.

O dia nasceu com céu limpo e sem chuva, condições que convidavam a vir para a rua observar o eclipse, ou, neste caso, num terraço da Cidade Velha. No Vila-Adentro, o fenómeno foi acompanhado por um pequeno almoço gourmet. Os óculos indicados para ver o eclipse também foram fornecidos pela casa.

As nuvens vieram intrometer-se nos planos dos que aderiram à iniciativa em Faro, mas os clientes não deram o seu dinheiro como perdido.

André Cardoso nasceu e cresceu no Brasil e foi lá que assistiu ao último eclipse solar, quando tinha 8 anos. «Vivo cá em Portugal há mais de dez anos e tive a sorte de poder assistir a um novo eclipse aqui. Estou muito feliz», disse, realçando que, caso estivesse no Hemisfério Sul e no continente Americano, não teria tido a oportunidade de observar o fenómeno.

«Este pequeno almoço casou bem com o eclipse, estava muito bom. Este é um momento que temos poucas oportunidades de desfrutar na vida e valeu a pena», acrescentou André Cardoso.

A ideia de Vera Borges e Pedro Alves, que estão a explorar este estabelecimento de restauração há alguns meses, gerou entusiasmo e atraiu algumas dezenas de pessoas, que se dividiram entre o terraço e a esplanada do restaurante. No final, Vera Borges confessava ter ficado «surpreendida» com o interesse que a ideia gerou.

«Não estávamos à espera que tivesse tanto impacto, mas ainda bem que teve. Surpreendeu-nos pela positiva», disse. Um sucesso que traz responsabilidade. «Agora, a fasquia está elevada, pelo que há que manter», acrescentou.

Até porque o edifício antigo onde o restaurante funciona carrega dentro (e debaixo) de si um grande peso de história de Faro. Escadas no interior do Vila-Adentro dão acesso a um pequeno troço de um sistema de  túneis que terão sido construídos pelos muçulmanos, antes da conquista da cidade pelos reis cristãos portugueses.

Também em Faro, mas frente ao Mercado Municipal, numa organização do Centro Ciência Viva do Algarve, reuniram-se dezenas de pessoas, muitas simples passantes ou gente que ia às compras, que aproveitaram para espreitar o eclipse.

No Centro Ciência Viva de Lagos, a observação do eclipse contou com 35 adultos e 38 crianças. Para acompanhar, houve bolos e café.

Comentários

pub