DiVaM valoriza o património imaterial e as raízes mediterrânicas do Algarve

“Património Imaterial e as Raízes Mediterrânicas” é o tema central do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), promovido […]

Moças Nagragadas

“Património Imaterial e as Raízes Mediterrânicas” é o tema central do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, ao longo do ano de 2015.

A programação tem ainda como base a marca “Bons Momentos” nos Monumentos do Algarve. «Pretendeu-se construir um programa cultural dinâmico, enriquecedor e que promova “Bons Momentos”, de cultura, de cidadania, de promoção da identidade, de sentido de partilha de uma património material e imaterial valiosíssimo, que nos pertence e do qual fazemos parte: o Mediterrâneo», salienta aquela Direção Regional.

A cerimónia de apresentação pública do programa está marcada para 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, na Fortaleza de Sagres, pelas 16 horas, com a presença dos agentes culturais da região e entidades parceiras.

Comemorando o Dia Internacional da Poesia e dando as “boas vindas à Primavera”, será apresentado o espetáculo “Gentes e o Algarve na escrita poética”, pela Associação Cultural Música XXI.

João Cuña (guitarra portuguesa), Ana Oliveira (poesia) e António Gambóias (leitura) irão apresentar o Algarve tal como é retratado na poesia.

Fortaleza de SagresDiVaM é um programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em 2014, que tem como principal objetivo continuar a implementar uma dinâmica cultural nos monumentos afetos à DRCAlg e aproximar as comunidades ao seu património.

Em 2014, salienta a DRCAlg, «foi notório o reconhecimento, por parte dos agentes culturais e do público participante, da existência de uma dinâmica, produtora e enriquecedora, de experiências potenciadoras com novas abordagens à fruição do património imóvel através das artes, em geral».

Passado um ano, o DiVaM renova-se «com uma estrutura alicerçada em ciclos com eventos que abrangem vários domínios das artes, mantendo a qualidade cultural e artística dos eventos que os agentes culturais da região estão a produzir».

Comentários

pub