Primeira Beta Talk de 2015 mostra como se pode misturar cultura com negócios

Será que a Cultura do Empreender faz sentido quando se fala em Cultura? Ter êxito e sucesso no setor do […]

beta talk fevereiroSerá que a Cultura do Empreender faz sentido quando se fala em Cultura? Ter êxito e sucesso no setor do empreendedorismo cultural e artístico será uma ficção? Será mesmo possível “viver da Cultura”? São questões que estarão em debate na primeira Beta Talk de 2015, marcada para quarta-feira, 18 de Fevereiro, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, através do o exemplo e da perspetiva dos dois convidados do mês.

A partir das 19h00, o Café Concerto do TEMPO será de novo o ponto de encontro para uma conversa inspiradora, desta vez com Nuno Pereira, representante da associação cultural LAC – Laboratório Atividades Criativas, e Nuno Lopes, criador das Nuno Lopes Joyas, dois Nunos que veem o Algarve como um paraíso para artistas e criadores do mundo inteiro.

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, formada em 1995, por um grupo de indivíduos com atividade em diversos setores da cultura (Escultura, Pintura, Cerâmica, Música, Arquitectura, Cinema, Museologia, Defesa do Património).

O seu objetivo principal é dinamizar e promover a criação artística na região, com especial incidência na zona do Sudoeste Algarvio, mas também dar uma nova função a um espaço entretanto já desativado – a antiga cadeia de Lagos.

Desde 2001, que o LAC se tornou numa estrutura de acolhimento artístico – única no Barlavento algarvio -, permitindo albergar anualmente projetos individuais e coletivos num total aproximado de 20 artistas, em áreas tão diversas como a música, pintura, escultura, ou outros projetos de cariz alternativo e não comercial.

LACEm 2008, é implementado o PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC, com projetos anuais, de curta duração ou pontuais, dando resposta a propostas exteriores e permitindo que artistas de diferentes nacionalidades tenham a oportunidade de explorar o seu trabalho criativo na cidade de Lagos.

Em paralelo, o LAC dinamiza exposições, performances, concertos no seu espaço, na promoção dos artistas residentes, mas também em parcerias com diferentes entidades de âmbito Regional e Nacional, nomeadamente Chili com Carne, Granular, THISCO, Casa Branca, Teatro Experimental de Lagos, Cineclube de Faro, Instituto Politécnico de Portalegre, entre outras.

Ao nível da formação, desenvolve Cursos Anuais, com atividades de Dança, Expressão Plástica, Escrita Criativa e promove oficinas e workshops técnicos das diversas áreas artísticas, tendo protocolado atividades com as turmas de Artes das Escolas Secundárias Gil Eanes e Júlio Dantas de Lagos.

Em 2011, lançou a 1ª edição do ARTUR – Artistas Unidos em Residência, um projeto de arte urbana com curadoria de Sofia Fortunato. O LAC é uma entidade financiada pela Presidência do Conselho de Ministros e Direção Geral das Artes.

O representante do LAC nesta Beta Talk é Nuno Pereira, músico, com formação musical, que desde 1992 tem vindo a desenvolver vários projetos musicais como compositor, assumindo a secção rítmica como guitarrista e baixista, tendo participado em concertos a nível nacional.

É artista residente do LAC.Desde 2008, é presidente da direção desta Associação, tendo a seu cargo a gestão administrativa e financeira, sendo também um dos responsáveis pela curadoria dos artistas nos projetos internacionais do LAC.

nuno lopes_joiasO outro convidado é Nuno Lopes, natural de Portimão, formado em engenharia agropecuária e com vários estágios em aquacultura, passando por um emprego na Direção Geral de Veterinária, que trocou o que é certo pelo gosto de criar e construir jóias únicas.

Uma viagem à Amazónia aos 19 anos de idade e uma família sempre ligada às artes despertou a sua veia artística e falou mais alto do que uma carreira estável.

Teve a sua iniciação aos 24 anos, na Escola de joalharia Contacto Direto (em Lisboa), onde adquiriu competências artísticas e técnicas na criação e execução de jóias, com recurso a metais nobres e materiais alternativos.

Aos 34 anos, mudou-se para Espanha, onde frequentou vários cursos no Centro de Formação Profissional de Joalharia e Orfebreria (em Sevilha) e integra, ainda, o curso básico de gemologia do Instituto Gemológico Espanhol (em Madrid).

De volta ao Algarve, montou a sua oficina, onde cria peças de joalharia de autor, e começou a divulgar o seu trabalho em feiras, exposições coletivas e individuais.

Para o Nuno, cada peça é como a pessoa que a usa, “única”, por isso renova e enriquece o seu trabalho, aprendendo várias técnicas, utilizando diferentes materiais e experimentando estilos diferentes, formas e significados distintos.

Desde a criação, passando pelo desenho, até à construção de uma jóia, parte sempre em busca de diferentes opções criativas. Com o objetivo de vencer cada dia, cria peças únicas, exclusivas, que têm a sua própria vida, sentimento e harmonia.

A primeira Beta Talk do ano de 2015 dá, assim, a conhecer uma vertente do empreendedorismo através da Cultura e da Criatividade, para saber como é possível empreender e ter um projeto de vida ligado ao setor das indústrias criativa e da arte. Uma visão diferenciadora do empreendedorismo, tal como é conhecido, associado a uma área de negócio pura e dura.

 

Inscrição prévia e gratuita

beta talk_abril_4A primeira Beta Talk do ano alterou a sua data, dando assim oportunidade aos foliões de festejar o Carnaval em pleno, e regressar na quarta-feira 18 de fevereiro, às 18h30, no Café Concerto do TEMPO.

Como é habitual, a participação na Beta Talk de fevereiro é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-beta-talk-fevereiro-2015-15741842274, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível da turma 11º O do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica e em vídeo, da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub