Já há uma app que dá acesso a toda a Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve lançou a Ualg mobile, uma aplicação móvel que vai permitir ligar a comunidade académica a todos […]

app_phoneA Universidade do Algarve lançou a Ualg mobile, uma aplicação móvel que vai permitir ligar a comunidade académica a todos os serviços da Instituição. O serviço está já disponível para tablets e smartphones com Android ou iOS.

Segundo nota de imprensa da Universidade do Algarve, esta é uma «plataforma integradora de serviços que utiliza as mais recentes tecnologias de informação, permitindo a gestão e consulta de conteúdos em tempo real através de terminais de comunicação móvel».

Com esta aplicação é possível aceder a diferentes canais de informação, tais como notícias, agenda, portal de emprego, ementas das cantinas, desporto académico, rádio universitária em direto, redes socias, entre outros.

A Universidade do Algarve adianta ainda que «no final do ano estará disponível a versão 2.0 que possibilitará outro tipo de acessos exclusivos para alunos como inscrições, horários, programas das disciplinas, processo de avaliação, classificações, plataforma Moodle».

«Desta forma, alunos, professores e funcionários da Universidade poderão comunicar em simultâneo, numa lógica de um-para-um ou um-para-todos, incrementando o uso e a eficiência dos serviços da Universidade, bem como a utilização das potencialidades das novas tecnologias», acrescenta a nota.

De acordo com o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, «o relatório recentemente publicado pelo grupo de alto nível da União Europeia sobre os “novos métodos de ensino e aprendizagem nas universidades” recomenda que a integração das tecnologias digitais e pedagógicas devem formar um elemento integrante das estratégias de instituições de ensino superior para o ensino e aprendizagem. O lançamento desta aplicação,  constitui mais um passo na aproximação da Universidade à sua comunidade académica, acompanhando a evolução das tendências dos utilizadores que, cada vez mais, privilegiam os dispositivos móveis».

Esta plataforma de comunicação surge no âmbito do projeto UNI>COM, uma parceria entre a Universidade do Algarve e a Universia, com o apoio da marca Moche.

De acordo com Bernardo Sá Nogueira, diretor geral do Universia Portugal, «esta aplicação permite partilhar, em tempo real, as diferentes experiências que o campus proporciona, mantendo os estudantes sempre informados sobre as iniciativas da Universidade, o que irá proporcionar uma maior participação e interação dos alunos na vida académica».

Comentários

pub