“Rita” de Gaetano Donizetti sobe ao palco do Tempo

O Teatro Municipal de Portimão (Tempo) vai receber no seu palco a ópera Rita, de Gaetano Donizetti. O espetáculo está […]

Teatro-Municipal-de-PortimãoO Teatro Municipal de Portimão (Tempo) vai receber no seu palco a ópera Rita, de Gaetano Donizetti. O espetáculo está marcado para o dia 29 de Novembro, às 21h30, sendo produzido pela associação Contemporaneus.

A Contemporaneus explica em nota de imprensa que «procura com as sua produções de ópera possibilitar o acesso a este tipo de espetáculo a todo o tipo de público, desde o experiente neste género, até àquele que nunca assistiu a uma ópera».

A associação iniciou-se na produção operática no ano de 2011, com a ópera Cosi Fan Tutte, tendo, na temporada passada, levado aos palcos de Portugal as óperas La Princesse Jaune, de C. Saint Saens, e The Wandering Scholar, de Gustav Holst.

Em relação ao espetáculo, a companhia conta que «a ação desenrola-se na estalagem de Rita, a repressiva mulher do tímido e desajeitado Beppe. O casal vê as suas vidas viradas do avesso com a chegada à sua estalagem de um viajante, Gaspar. O viajante conta a Beppe que era casado com uma mulher da cidade, mas que numa das suas viagens o seu navio naufragou e ele quase morreu afogado e, só por sorte, conseguiu chegar a terra e vive desde então no Canadá com outra mulher. Ao receber notícias de que a sua esposa tinha morrido no grande incêndio que dizimou a cidade, decidiu regressar para obter a certidão de óbito para poder casar no Canadá. Beppe, ao ouvir esta história, rapidamente reconhece Gaspar como o primeiro marido de Rita e, astuto, vê neste regresso do falecido esposo a oportunidade de se livrar da odiada Rita».

Comentários

pub