Portimão associa-se à Semana Global do Empreendedorismo com programa local de atividades

De 17 a 21 de novembro, Portimão associa-se à Semana Global do Empreendedorismo (SGE), com um programa conjunto de iniciativas […]

global entrepreneurship weekDe 17 a 21 de novembro, Portimão associa-se à Semana Global do Empreendedorismo (SGE), com um programa conjunto de iniciativas dinamizado pelo Município de Portimão e o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, num espírito de parceria e criação de sinergias para a promoção de uma atitude empreendedora junto de diferentes públicos locais: estudantes, empresários e potenciais empreendedores.

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é uma iniciativa à escala mundial que visa inspirar pessoas através de atividades locais, nacionais e globais projetadas para ajudá-las a explorar o seu potencial auto-criativo e inovador.

Essas atividades e eventos de networking visam estabelecer a ligação entre os participantes e potenciais colaboradores, mentores e até mesmo investidores, introduzindo-os a novas e interessantes oportunidades.

Em Portugal, membro fundador desta Semana, existe um programa oficial dinamizado pela PBA e a SEDES, cujo tema inspirador é o Turismo, contando com o alto patrocínio do Presidente da República. São várias as atividades locais que se associam a esta iniciativa.

Em Portimão, ao longo desta semana, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo irá dinamizar atividades destinadas às turmas do 9º ao 12º ano, nomeadamente “aulas de 90 minutos inspiradoras”, convidando empreendedores da comunidade local e regional, desde empresários, profissionais com um desempenho excecional e pessoas envolvidas em projetos de mérito nos domínios do empreendedorismo social ou do voluntariado ambiental, a partilharem as suas experiências.

Atendendo ao tema nacional da Semana Nacional do Empreendedorismo – o Turismo -, as duas turmas deste curso, nos dias 20 e 21, serão turistas na sua própria terra e desafiados a pensar e organizar ideias que permitam, de forma inovadora, explorar o potencial do destino turístico em que a escola se encontra inserida.

betatalkA marcar desde logo o arranque da Semana, no dia 17, a Beta Talk volta a ser ponto de encontro para gente empreendedora, juntando à conversa, a partir das 19h00, no café concerto do TEMPO, Paula Grade e Katia Sousa, da empresa “Algarve Wedding Planners,” e Anabela Claro, da empresa “Pão do Rogil”, num momento de partilha de ideias e visões empreendedoras que todos os meses contagia muitos outros.

Para o dia 19 de novembro, pelas 14h30, está agendada a realização do workshop “Café com Negócios”, em parceria com a Universidade do Algarve e a AMAL, no âmbito do projeto INTERSETOR | Promoção da Variedade Relacionada, financiado pelo Algarve21 – Programa Operacional, com a participação de empresas locais convidadas, dos setores do Mar, Turismo, TIC, Ciências da Vida e Saúde, Agroalimentar e Energia.

Esta é a primeira vez que Portimão se associa à Semana Global do Empreendedorismo e espera com este programa de atividades dar o seu contributo local para tornar cada vez mais uma realidade aquela que é a missão desta iniciativa mundial: “desencadear ideias e fazer o que for preciso para trazê-las para a realidade – detetando oportunidades, assumindo riscos, resolvendo problemas, sendo criativos, construindo conexões e aprendendo com êxitos e fracassos”.

 

Um programa que gera sinergias e inspira diferentes públicos

Semana Global do EmpreendedorismoNo Agrupamento Escola Secundária Poeta António…
Cada turma do 9º ao 12º ano participará em, pelo menos, uma “aula de 90 minutos” sobre empreendedorismo e terá assim a oportunidade de ouvir um testemunho inspirador na 1ª pessoa e obter uma visão empreendedora sobre as diferentes áreas de estudo.
Através da página de internet do agrupamento, serão ainda divulgados os “briefings” das sessões dinamizadas pelos empreendedores convidados para cada sessão, com o objetivo de manter o tema presente junto da comunidade escolar durante esta iniciativa.

Nos dias 20 e 21, à tarde, as duas turmas de Turismo são convidadas a visitar os principais pontos turísticos do Município, não só como futuros profissionais nesta área, mas também inspirados no espírito empreendedor da SGE.

Acompanhados por técnicos da área do Turismo e Património do Município, no dia 20, os alunos serão convidados a fazer um circuito em autocarro, até à freguesia da Mexilhoeira Grande, com visita aos Monumentos Megalíticos de Alcalar e ao Autódromo Internacional do Algarve, seguindo-se uma visita a Alvor – zona ribeirinha, Igreja Matriz, Edifício Salva-Vidas, antiga Lota, entre outros locais de referência.

No dia 21 à tarde, será a vez de partirem à descoberta do centro da cidade, num circuito a pé, percorrendo os principais pontos de interesse, seguido de uma visita guiada ao Museu de Portimão.

 

Workshop «Café com Negócios» reúne empresas convidadas

INTERSETORNo dia 19 de novembro, a partir das 14h30, um conjunto de empresas locais convidadas, dos sectores do Mar, Turismo, TIC, Ciências da Vida e Saúde, Agroalimentar e Energia, tomará parte num workshop dinamizado em parceria com a Universidade do Algarve e a AMAL, no âmbito do projeto INTERSETOR | Promoção da Variedade Relacionada, financiado pelo Algarve21 – Programa Operacional, com o objetivo de fomentar a cooperação entre empresas de diferentes setores de atividade e apoiar novos projetos suscetíveis de candidatura ao novo quadro de financiamento – CRESC Algarve 2020.

Do programa deste evento, que integra o ciclo de Workshops «Café com Negócios», a realizar em todos os concelhos do Algarve, destaca-se a apresentação do projeto, apresentação de casos de sucesso de cooperação empresarial no Algarve e um momento de networking com vista à identificação do potencial de cooperação das empresas presentes.

A iniciativa contará ainda com a presença da presidente da Câmara Isilda Gomes, na sessão de abertura dos trabalhos.

Comentários

pub