Universidade do Algarve lança projeto InterSetor para preparar empresas para novo quadro comunitário

A Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, vai lançar na próxima […]

INTERSETORA Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, vai lançar na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, às 10h45, na Sala de Atos da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas, o projeto “InterSetor – Promoção da Variedade Relacionada no Algarve”, financiado pelo SIAC – Sistema de Ações Coletivas do Programa Operacional Algarve 21.

O projeto InterSetor tem como objetivo central promover a variedade relacionada no tecido económico da região do Algarve, incorporando os princípios da Estratégia de Desenvolvimento Inteligente para o Algarve (RIS 3), definida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve para o próximo período de programação dos fundos comunitários (2014-2020).

No âmbito deste projeto, está prevista a organização de uma série de atividades. Já em novembro deste ano, serão promovidos 16 workshops, um por cada concelho da região, com vista à criação de redes de cooperação.

Estes workshops têm como destinatários empresas dos setores do Mar, Turismo, TIC, Ciências da Vida e da Saúde, Agroalimentar e Energia, autarquias, associações empresariais e de desenvolvimento local, entre outros agentes da envolvente empresarial.

Ainda para este ano, está agendada a INOVA 2015 – Conferência e Feira de Variedade Relacionada -, que se realizará no dia 10 de dezembro com o intuito de identificar oportunidades de financiamento, parcerias e projetos.

Em janeiro de 2015, decorre um período de amadurecimento e seleção dos projetos. A fase seguinte acontece de fevereiro a abril, com a preparação, submissão e acompanhamento de candidaturas ao CRESC Algarve 2020.

Todos os pormenores sobre este projeto podem ser conhecidos no seminário de dia 16 de outubro, organizado em colaboração com a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

 

PROGRAMA DO SEMINÁRIO:
10h45 – Receção dos Participantes

11h00 – Sessão de Abertura
Ana Freitas, Vice-Reitora da Universidade do Algarve
Jorge Botelho, Presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve*
David Santos, Presidente da CCDR Algarve e Gestor do PO Algarve 21

11h30 – A RIS3 do Algarve e o próximo período de programação de fundos comunitários
António Ramos, CCDR Algarve

12h00 – Apresentação do Projeto ‘INTERSETOR – Promoção da Variedade Relacionada no Algarve’
Hugo Barros – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve

12h20 – Parcerias, uma exigência para a inovação
Lino Fernandes, Consultor, antigo Presidente da AdI

12h45 – Encerramento e Almoço volante de Networking
(*) a confirmar

Comentários

pub