Câmara de Vila do Bispo investe 112 mil euros nos transportes escolares

A Câmara de Vila do Bispo prepara-se para investir, neste ano letivo, cerca de 112 mil euros no apoio ao […]

vila-do-bispo3A Câmara de Vila do Bispo prepara-se para investir, neste ano letivo, cerca de 112 mil euros no apoio ao transporte escolar dos alunos do concelho, processo que envolve 254 alunos.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a autarquia irá assumir as despesas com as assinaturas de linha de estudante do ensino secundário em 50%. Assim, todos os alunos do 10º ao 12º ano que frequentam o ensino em Lagos e que não beneficiem de qualquer escalão irão beneficiar de uma redução no seu passe em 50%.

Para os alunos que detêm o escalão A, o transporte é comparticipado a 100%.

Relativamente aos alunos que usufruem do escalão B, a Câmara Municipal também comparticipa em 50% o valor que teriam de suportar, ou seja, estes só pagarão 25% sobre o valor total do passe.

A autarquia suporta ainda os custos do transporte dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que é garantido pelas viaturas camarárias.

A par destes apoios, a autarquia também atribuiu ao Agrupamento de Escolas do Concelho um apoio financeiro no valor de 11.000 euros, para o corrente ano letivo 2014/2015.

Procedeu também à entrega dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, num benefício às famílias que representa um investimento de cerca de 7.000 euros por parte da Câmara e abrange um total de 140 alunos.

Em paralelo, estão a decorrer, até ao próximo dia 31 de outubro, as inscrições para a atribuição das de Bolsas Estudo e Bolsas de Investigação. No ano letivo 2013/2014 o município de Vila do Bispo atribuiu 52 bolsas de estudo e uma bolsa de investigação no valor global de 184.315 euros.

Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, garante que o apoio à educação será sempre «uma das principais prioridades do executivo, já que é importante proporcionar iguais condições de ensino a todos, permitindo, ao mesmo tempo, atenuar os elevados encargos financeiros dos agregados familiares com a educação dos seus educandos».

Assim estes apoios educativos destinam-se a «minorar os encargos relacionados com o cumprimento da escolaridade obrigatória e frequência do ensino secundário dos alunos do concelho», acrescenta o autarca.

Comentários

pub