Plataforma na internet permite planear viagens no Vai e Vem

O Município de Portimão vai disponibilizar uma solução com todas as informações sobre os percursos do circuito de transportes urbanos […]

Plataforma Vai e VemO Município de Portimão vai disponibilizar uma solução com todas as informações sobre os percursos do circuito de transportes urbanos Vai e Vem, possíveis e alternativos entre dois pontos no concelho, numa parceria com o site TransportesPublicos.pt.

A medida visa, segundo a autarquia, «ajudar a fornecer um melhor serviço para quem procura informação sobre como se deslocar no serviço de transporte coletivo urbano de Portimão», permitindo a cada utilizador selecionar os locais de partida e de chegada, bem como o dia e hora da viagem, visualizando de seguida o mapa do trajeto e os pontos de interface, com indicações sobre o seu plano de viagem.

O resultado da pesquisa não só apresentará o trajeto do autocarro, como também o itinerário que o utilizador terá de fazer a pé, sempre que seja necessário proceder a uma mudança de linha e quando a localização da origem e destino estejam a alguns metros da paragem mais próxima.

De igual modo, também será apresentado o preço total da viagem relativo aos títulos adquiridos no interior do autocarro (bilhete simples, bilhete diário) e o preço do pré-comprado.

Adicionalmente, está prevista a versão do planeamento em bicicleta, o que permitirá aos utilizadores planear as suas viagens em duas rodas no respetivo site, privilegiando as ciclovias e vias mais seguras, sem esquecer a atenção a eventuais declives, entre outras sugestões.

A rede de transportes Vai e Vem conta atualmente com um total de 18 linhas, entre as quais 12 aos dias da semana, três apenas aos sábados (16, 38 e 39), três aos sábados, domingos e feriados (1P, 33 e 37) e uma noturna (3N).

A rede serve a cidade de Portimão (linhas começadas em 3), como as freguesias de Alvor (linhas começadas em 1) e da Mexilhoeira Grande (linha 21), estando organizada para servir as zonas de serviços, as escolas (no período escolar) e os locais de interesse turístico, incluindo as praias, o parque de campismo e zonas de lazer.

Após um período inicial de testes, o Vai e Vem é o primeiro circuito no Algarve a integrar esta plataforma, já utlizada noutros serviços de transportes públicos do país, podendo o planeamento de viagens no concelho de Portimão ser efetuado a partir de agora na internet em http://www.transportespublicos.pt/portimao/ (versão em língua portuguesa), em http://www.transportespublicos.pt/en/portimaoen/ (versão em língua inglesa), ou descarregando  a aplicação para dispositivos Android, disponível em: http://bit.ly/1spRg3J

Comentários

pub