Festa da Sardinha custa 100 mil euros mas Câmara de Portimão não gasta um cêntimo

A Festa da Sardinha, que começou na quarta-feira e prossegue até domingo, 17 de Agosto, na zona ribeirinha de Portimão, […]

684x456xsardinhas.jpg.pagespeed.ic.4fbRprwv6qA Festa da Sardinha, que começou na quarta-feira e prossegue até domingo, 17 de Agosto, na zona ribeirinha de Portimão, junto às pontes, custa, este ano, um total de 100 mil euros, apurou o Sul Informação. Mas essa verba não sai dos cofres da Câmara Municipal, principal organizadora do certame, que nem sequer pode gastar verbas desse montante.

Assim, segundo os dados recolhidos pelo nosso jornal junto da autarquia, a edição de 2014 da Festa foi «comparticipada no âmbito de uma candidatura às verbas do Imposto Especial de Jogo para eventos de interesse turístico no valor de 40.000 euros».

Além deste montante, o evento, que procura levar animação à principal zona de restauração da cidade, conta com patrocínios que atingem cerca de 60 mil euros. O maior patrocinador oficial é o Continente, como aliás está bem patente por toda a zona ribeirinha, mas destacam-se também, como patrocinadores oficiais, a Delta, a Unicer e ainda a Nosolo Água Portimão, uma empresa local.

 

Parte da festa foi comparticipada no âmbito de uma candidatura às verbas do Imposto Especial de Jogo para eventos de interesse turístico, no valor de 40 mil euros. Os patrocinadores garantiram restantes 60 mil.

 

«Do conjunto dos patrocínios obtidos, destaca-se a parceria entre o Município e o Continente, consubstanciada ao nível de apoio logístico», para o palco principal, PA residente, produção, bem como área de comercialização da sardinha no pão.

Em paralelo, o Continente «disponibilizou conteúdos», ou seja, pagou os espetáculos de ontem (Os Azeitonas), e de hoje, dia 15 (Quim Roscas e Zeca Estacionâncio).

Aquela empresa de distribuição disponibilizou ainda a «ativação da imagem do festival nos canais próprios» e a «produção dos suportes de comunicação», nomeadamente os grandes formatos: outdoors, óculos traseiros de autocarros, mupis, pendões e imagem do evento no recinto, entre outros.

Festa da Sardinha 2014_10A Câmara de Portimão, em resposta às questões colocadas pelo Sul Informação, sublinhou ainda que «esta parceria faz parte de um conjunto de apoios/iniciativas realizadas pelo município, sendo exemplo disso o apoio à Área Desportiva da Praia da Rocha».

Mas não foram só estes os apoios conseguidos, revela a autarquia: «a Junta de Freguesia de Portimão e a Autoridade Marítima Nacional associaram-se à Festa da Sardinha, proporcionando dois espaços complementares para oferta de animação», a animação no coreto com espetáculos diários entre as 19h00 e as 21h00 e a realização de um exposição de meios da Autoridade Marítima.

A Festa inclui ainda alguns stands, para empresas ligadas à restauração, bebidas e doçaria, que complementam a oferta gastronómica. Neste caso, «no que diz respeito à área exposicional, existe um equilíbrio entre a despesa e a receita», ou seja, «as receitas cobriram as despesas relativas a locação de stands».

Por outro lado, «os espaços para venda de bebidas/cafés foram cedidos a clubes locais, tendo a exploração ficado a cargo da Associação Juvenil “O Infante”, Clube de Taekwondo de Portimão, Clube Recreativo e Desportivo de Chão das Donas e Núcleo de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa».

A zona da sardinha no pão, por sua vez, «está a cargo do GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense».

A melhor sardinha assada é em Portimão de 13 a 17 de agosto - Arquivo CMP_Filipe da PalmaA Câmara diz que «todos esses espaços foram disponibilizados, sem quaisquer custos, como forma de envolver e apoiar o movimento associativo», sendo que «esta cedência dos espaços teve associado um sorteio entre o movimento associativo».

A autarquia frisa igualmente terem sido «fundamentais para a realização» da Festa da Sardinha na zona ribeirinha de Portimão os apoios logísticos da Administração do Porto de Sines e Algarve, «na disponibilização da área onde decorre» o evento, e do Turismo do Algarve, «no apoio de comunicação e divulgação».

Quanto ao concerto inaugural, o de José Cid, cujo contrato, segundo o portal online BASE, custou 15 mil euros (pagos com o dinheiro da candidatura às verbas do Jogo), verba que foi paga antes do início do espetáculo, a Câmara de Portimão sublinha que «é prática comum na realização de manifestações culturais onde atuam artistas nacionais/internacionais o pagamento ser efetuado no dia do concerto».

Na sua resposta ao Sul Informação, a Câmara Municipal de Portimão faz ainda questão de concluir que «os apoios mencionados cobrem a totalidade dos custos do evento».

Polémicas à parte, a Festa da Sardinha, que apresenta preços especiais para este petisco tradicional em restaurantes da zona ribeirinha portimonense e é acompanhada por um bom cartaz de animação, tem levado milhares de pessoas e muita animação à zona entre pontes.

Os concertos de José Cid (13 de Agosto) e Azeitonas (14) estiveram cheios (até por serem gratuitos), mas os restaurantes têm também registado muito movimento.

Quim Roscas e Zeca EstacionâncioEm termos de animação, esta noite será a vez de subirem ao palco Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, estando ainda marcado o Baile da Sardinha com a artista local Rosa Martins. Seguem-se, nopalco principal, Banda Pau d’Arara (16 de agosto) e as bandas algarvias Sabrosas Funk e La Plante Mutante (17 de agosto).

No coreto junto à Casa Inglesa, há animação musical entre as 19h00 e as 21h30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão, com o seguinte programa: 15 de agosto – Tributo aos Beatles pelo grupo Come Together; 16 de agosto – Projecto 70 – música da década de 1970; 17 de agosto – Simple Song Band.

No espaço da zona ribeirinha, atuam todos os dias ranchos folclóricos e acordeonistas, sem esquecer outras referências já tradicionais, do artesanato à doçaria e ao humor, destacando-se ainda uma mostra de antiguidades no Jardim Visconde Bívar, com loiças, pratas, relógios, pratas, joias, selos e outros artigos de outrora, num espaço que também contará com a presença de um caricaturista.

Em termos de comida, entre as 19h00 e a 1h00, a novidade deste ano é o “prato festival”, composto por uma fatia de pão, quatro sardinhas, batata cozida e salada à algarvia pelo valor especial de 6 euros, que poderá ser consumido nos restaurantes À Ravessa, Meco, Ú Venâncio, Casa Balau, Forte e Feio, Zizá e Retiro do Peixe Assado.

Para quem desejar experimentar uma sardinha no pão com bebida pelo valor de 2,80 euros, tem ao dispor dois pontos de venda junto à antiga Lota, a cargo do GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, havendo também um quiosque de venda de café e três outros de bebidas diversas, a cargo da Associação Juvenil “O Infante”, Clube de Taekwondo de Portimão, Clube Recreativo e Desportivo de Chão das Donas e Núcleo de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa.

Comentários

pub