Portugueses muito perto das medalhas, espanhóis festejaram nos Mundiais de Vela

Não houve medalhas para Portugal, no Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, que ontem terminou em Tavira, mas […]

Seleção Nacional Vela JovemNão houve medalhas para Portugal, no Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, que ontem terminou em Tavira, mas houve emoção até ao fim.

O último dia de prova ainda começou com a esperança que a dupla de 420 lusa Diogo Pereira/Manuel Macedo, a que mais se destacou nesta competição, chegasse às medalhas, mas o oitavo lugar na derradeira regata determinou que ficassem em quinto lugar, a apenas um ponto do pódio.

Razões para sorrir teve a comitiva espanhola, aquela que mais se destacou neste mundial. Depois de ter garantido a medalha de ouro em 420 feminino, ainda na quinta-feira, os atletas do país vizinho juntaram ao lote outras duas medalhas de ouro e uma de prata. Prestação que valeu à equipa nacional espanhola o Troféu das Nações, atribuído ao país com melhores resultados combinados entre as 67 nações presentes.

Por classes, a de 420 era aquela em que os olhos dos portugueses estavam colocados, dadas as esperanças legítimas na obtenção de uma medalha para Portugal. A tarefa não era impossível, mas sabia-se difícil, com Diogo Pereira e Manuel Macedo a terem de recuperar em relação às duplas asiáticas que partiam para a última jornada no pódio, o que acabaram por não conseguir. A medalha de ouro foi conquistada por Yia Jia Loh e Jonathan Yeo (SIN) com a prata a seguir para Norizan/Aziz (MAS) e o bronze para Koizumi/Matsuo (JPN).

No sector feminino as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu nem precisaram entrar na água, pois já eram campeãs. A luta era pela prata e Wallach/Brokman (ISR) conseguiram manter o segundo lugar. A fechar o pódio ficaram as polacas Ewa Romaniuk e Katarzyna Goralska. As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira terminaram a competição com um 5.º lugar na regata de hoje, subiram uma posição e terminam em 18.º lugar.

Em Laser Radial a Espanha fez o pleno, com Joel Rodriguez e Martina Cacho a conquistarem o ouro em masculinos e femininos. A prata em Radial masculino foi para Seafra Guilfoyle (IRL) e bronze para Ryan Lo (SIN). Santiago Sampaio terminou com um 7.º lugar na última regata, terminado no 19.º lugar da geral.

A norte-americana Haddon Hughes segurou a prata e Monika Mikkola (FIN) subiu ao 3.º lugar e agarrou a medalha de bronze. Carolina João manteve a 18.ª posição na geral.

Na classe SL16 Louis Flament/Charles Dorange (FRA), que dominaram os últimos dias de prova, conseguiram o ouro. Jordi Booth Ferrando e Ruben Booth Ferrando (ESP), que não descolaram dos franceses, ficaram com a prata e Kim Vidal/António Lopes (BRA) com o bronze. Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira mantiveram a 14.ª posição, apesar do 5.º lugar na última regata.

Em 29er o pódio seguiu inalterado, confirmando Brice Yrieix/Loic Guillou como campeões do mundo em Tavira. Quinn Wilson/Riley Gibbs (EUA) foram prata e Markus Somerville/ Isaac Mchardie (NZL) os medalha de bronze. Os portugueses Francisco Maia/Rui Oliveira terminaram em 20.º.

Em RS:X houve três regatas no derradeiro dia e Yael Paz aguentou o 1.º lugar, levando o ouro para Israel. Com um campeonato em crescendo Mattia Camboni (ITA) ficou a um ponto ouro, mas terá de se consolar com a medalha de prata. O polaco Radoslaw Furmanski ultrapassou o windsurfer russo e ficou com o bronze.

No sector feminino, o equilíbrio também foi a nota dominante, mas foi a russa Stefaniya Elfutina a garantir o ouro. Shi Hongmei (CHN) ganhou a prata e Marta Maggetti (ITA) a medalha de bronze. O windsurfer português, Frederico Rodrigues, terminou em 20.º.

O Troféu das Nações foi atribuído à comitiva espanhola, com o segundo lugar para os franceses e o terceiro para Israel. Portugal ficou em 22.º lugar. Destaque ainda para o Troféu Bengt Julin, atribuído por votação dos atletas e que foi para a dupla de SL16 composta por Brandon Wijtenburg e Todd Fisher, da África do Sul. Este prémio reflecte valores como o desportivismo, respeito e amizade.

A Cerimónia de Encerramento do Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF decorre hoje, às 20h30, na Praça da República, em Tavira e contará com a presença do Presidente do Instituto Português da Juventude e do Desporto, Augusto Baganha.

Comentários

pub