Quatro algarvios apurados para o Mundial e Europeu de Optimist

Quatro atletas de clubes de vela algarvios apuraram-se para o Mundial (1) e Europeu (3) da Classe Optimist. O Ranking […]

Quatro atletas de clubes de vela algarvios apuraram-se para o Mundial (1) e Europeu (3) da Classe Optimist. O Ranking de Seleção para Provas Internacionais de Optimist ficou estabelecido após a realização da Prova Final de Seleção da Classe Optimist, que decorreu em Sesimbra, de 6 a 9 de Junho.

Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro) apurou-se para o Mundial com um brilhante 2º lugar em Sesimbra. Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) e Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) fizeram 1º e 2º lugares femininos, em Sesimbra, e apuraram-se para o Europeu, juntamente com Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos).

Um terço (20) dos velejadores elegíveis (61) para a Prova Final de Seleção da Classe Optimist eram de clubes algarvios (5).

Esta prova contou para definir o ranking final de seleção para as provas internacionais de Optimist. Os 5 primeiros lugares no ranking garantiram acesso ao Mundial, que vai ser disputado em San Isidro, Argentina, de 20 a 31 de Outubro.

O ranking apurou mais 7 velejadores (os 4 melhores rapazes e as 3 melhores raparigas a seguir) para o Europeu, a disputar em Dun Laoghaire, República da Irlanda, de 12 a 20 de Julho.

Daniela Miranda (ANGuadiana), recentemente coroada Campeã de Portugal Juvenil 2014 (em Portimão) e Beatriz Gago, bi-campeã nacional Infantil e 3ª classificada no campeonato de juvenis deste ano (o seu primeiro ano neste escalão etário) apresentaram-se como favoritas neste campeonato e cumpriram.

Daniela apurou-se com um forte 9º lugar no ranking, após concluir a prova de seleção no 12º posto da geral, 1º lugar feminino.

Beatriz Gago foi a segunda melhor na classificação feminina, 20ª na geral, e apurou-se como segunda melhor rapariga, 16ª no ranking final.

Afonso Rodrigues (GCNFaro) realizou uma prova notável em Sesimbra. Terminou em 2º na geral, atrás do fora de série João Bolina (Clube de Vela do Barreiro), que venceu 5 das 7 regatas disputadas.

O jovem velejador de Faro obteve, em Sesimbra, um dos seus melhores resultados da época e conquistou o 4º lugar no ranking final, com acesso direto ao Mundial da Classe Optimist.

Manuel Fortunato (CVLagos, campeão nacional infantil 2012) foi 11º em Sesimbra e qualificou-se para o Europeu, com o 8º lugar no ranking final.

Referência ainda para André Serra (bi-vice-campeão Juvenil 2013 e 2014), que se apurou para o Mundial de Optimist com um 3º lugar no ranking final de seleção. André fez a sua formação e primeiros anos de competição no Clube Naval de Portimão e Clube de Vela de Lagos. Mudou-se em 2013 para a Grande Lisboa e agora representa o Clube de Vela de Cascais.

 

Resultados Algarvios na Prova Final de Seleção (+ranking):

Associação Naval do Guadiana
Daniela Miranda – 12ª na prova (1ª feminina), 9ª ranking (apurada)
João Revés – 36º na prova, 30º no ranking
Diogo Malheiro – DNC, 57º no ranking
Tomás Guerreiro – 22º na prova, 31º no ranking
João Abrantes – 24º na prova, 33º no ranking
Vasco Benjamim – 52º na prova, 54º no ranking

Ginásio Clube Naval de Faro
Afonso Rodrigues – 2º na prova, 4º no ranking (apurado)
Martim Sancho – 40º na prova, 22º no ranking
Cristóvão Gonçalves – 32º na prova, 43º no ranking
João Vargues – 27º na prova, 38º no ranking
Inês Carriço – 56ª na prova, 50ª no ranking
André Granadeiro – 59º na prova, 58º no ranking

Clube de Vela de Lagos
Manuel Fortunato – 11º na prova, 8º no ranking (apurado)
Tomás Quitéria – 35º na prova, 23º no ranking
Mariana Viegas – 53ª na prova, 51ª no ranking
David Sousa – 51º na prova, 49º no ranking

Clube Naval de Portimão
Rodrigo Correia – 19º na prova, 14º no ranking
Beatriz Gago – 20ª na prova (2ª feminina), 16ª ranking (apurada)
Nino Koetsier – 49º na prova, 52º no ranking

Clube Náutico de Tavira
Afonso Ruas – 16º na prova, 21º no ranking

 

 

Comentários

pub