Obras de Maria Keil em mostra na Igreja da Misericórdia de Silves

A Igreja da Misericórdia, em Silves, vai receber a exposição com obras de Maria Keil «Itinerários Artísticos», uma iniciativa do […]

A Igreja da Misericórdia, em Silves, vai receber a exposição com obras de Maria Keil «Itinerários Artísticos», uma iniciativa do Museu da Presidência da República, em parceria com a autarquia silvense. A inauguração está agendada para dia 5 de julho, às 19 horas.

Peças de azulejaria, pintura, desenho, cenografia e figurinos, design gráfico e ilustração poderão ser vistas nesta exposição itinerante, que dará uma visão retrospetiva dos trabalhos da conhecida autora, natural de Silves.
«Revela-se, com esta mostra, a personalidade multifacetada de Maria Keil, que ao longo de oito décadas explorou diferentes áreas da expressão artística, tendo produzido trabalhos de grande qualidade e muito inovadores, facto que lhe garantiu um lugar na História da Arte do país».

Maria Keil nasceu em Silves, em 1914, tendo falecido em 2012. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa e foi aluna de Veloso Salgado. Casou, em 1933, com o arquiteto Francisco Keil do Amaral. Realiza a primeira exposição individual de pintura em 1939 na Galeria Larbom, em Lisboa. Em 1941 ganha o prémio de revelação Souza-Cardoso com o seu autorretrato, peça que doou ao Município de Silves e que tem lugar de destaque na Biblioteca municipal, na sala que tem o seu nome.

A partir dos anos 50 do século XX inicia trabalhos de criação em azulejo, entre os quais ficaram mais conhecidos os que realizou para as estações do Metropolitano de Lisboa. A par do azulejo, também trabalhou em ilustração – na literatura para a infância, nos manuais escolares -, destacando-se, ainda, noutras expressões artísticas: no desenho para selos, mobiliário e decoração, figurinos e cenografia, fotografia, calçada, tapeçaria.

Comentários

pub