Junta de Freguesia de Altura comemorou 21º Aniversário

A Junta de Freguesia de Altura comemorou ontem o seu 21º aniversário. A data foi assinalada com uma pequena comemoração, […]

A Junta de Freguesia de Altura comemorou ontem o seu 21º aniversário. A data foi assinalada com uma pequena comemoração, onde se homenagearam três antigos comerciantes da freguesia, pelo contributo social que entregaram à comunidade Alturense.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Altura quis homenagear a profissão de comerciante, que outrora extrapolava as barreiras do negócio e desempenhava na sociedade um papel patriarcal.

Numa época em que havia falta de dinheiro e de comida e em que o ensino não era acessível à esmagadora maioria da população, os comerciantes acabavam por facilitar a venda fiada e saciar as numerosas famílias em dificuldade e, em simultâneo, ajudá-las com questões mais burocráticas.

Presentes na cerimónia, estiveram o presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, José Domingos, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, o presidente da Assembleia da Junta de Altura, António Gomes e a presidente da Junta de Freguesia de Altura, Nélia Mateus, que realçou o papel social e afetivo dos homenageados.

O presidente da Câmara sublinhou a singeleza e beleza da cerimónia e a justiça da homenagem e salientou a importância de ouvir as pessoas, no caso os alturenses, o que permite estarem já algumas obras e projetos em curso na freguesia.

Depois das homenagens, uma delas póstuma, as comemorações continuaram com a atuação do Rancho Folclórico de Martim Longo.

Comentários

pub