Dragagens na barra de Tavira começam «dentro de dias, ainda este mês»

As dragagens no canal da barra de Tavira, junto às Quatro Águas, vão começar «dentro de dias, ainda este mês», […]

As dragagens no canal da barra de Tavira, junto às Quatro Águas, vão começar «dentro de dias, ainda este mês», garantiu o presidente da Câmara daquele município algarvio em declarações ao Sul Informação.

«O presidente da Sociedade Polis já me disse que o contrato do concurso já está assinado», pelo que as obras deverão começar em breve, disse ainda o autarca.

Os trabalhos, que passam pela «remoção de 150 mil metros cúbicos de areias» naquela barra de entrada na Ria Formosa, custarão «cerca de 100 mil euros» e deverão decorrer durante «quinze dias», acrescentou Jorge Botelho.

«A barra está completamente assoreada e é um perigo. Mas há a garantia de que as dragagens estarão prontas a tempo» dos Campeonatos Mundiais da Juventude de Vela Ligeira ISAF 2014, que vão decorrer em Tavira, entre 12 a 19 de Julho.

Aliás, segundo o autarca e a própria Federação Portuguesa de Vela, que é parceira da Federação Internacional da modalidade na organização destes Mundiais, foi a realização próxima desta prova que pressionou as entidades portuguesas a avançarem rapidamente com a intervenção.

Jorge Botelho salientou que a prova «foi classificada como de interesse público nacional», sendo uma «das mais conceituadas do mundo em vela ligeira», trazendo a Tavira cerca de 400 velejadores até aos 18 anos, de 70 países.

«Com o estado em que a barra está, depois de até ter lá morrido uma pessoa este inverno, seria muito mau que este Mundial se disputasse sem que tudo estivesse em ordem. Seria uma irresponsabilidade muito grande. Tem que ser reposta a segurança marítima na barra de Tavira, a tempo da prova», frisou o autarca.

 

Comentários

pub