Algarve em Alerta Amarelo da Saúde por causa do calor

O Algarve encontra-se este sábado, dia 14 de junho, em Alerta Amarelo, devido às temperaturas elevadas, que poderão afetar sobretudo […]

O Algarve encontra-se este sábado, dia 14 de junho, em Alerta Amarelo, devido às temperaturas elevadas, que poderão afetar sobretudo idosos, crianças e doentes crónicos, alerta a Administração Regional de Saúde (ARS).

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, este sábado irão registar-se temperaturas elevadas na região. Prevê-se para hoje, no distrito de Faro, uma máxima de 30ºC e mínima de 22ºC.

Por isso, sendo esperados «efeitos adversos na saúde da população do Algarve, em especial nos grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças, idosos e portadores de doenças crónicas», o Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve recomenda, no âmbito do Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo calor, a tomada de medidas de prevenção.

Assim, deverá aumentar-se a ingestão de água ou sumos de fruta pouco açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevado teor de açúcar.

Deverá evitar-se a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00, bem como permanecer em ambientes frescos/climatizados ou nas divisões mais frescas da sua casa.

Deverá ainda evitar-se atividades que exijam esforços físicos nos períodos de maior calor e utilizar roupa solta, de cor clara, opaca, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com índice proteção ≥ 30».

Finalmente, deverá evitar-se fazer viagens nas horas de maior calor e não se deverá a permanência de pessoas de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos».

O Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve recomenda ainda «especial atenção aos idosos que vivem sozinhos», já que, «por não sentirem sede, devem receber atenção redobrada de familiares, amigos ou vizinhos que garantam a ingestão suficiente de líquidos e de arrefecimento corporal».

A ARS recorda tambem que a desidratação provocada pelo calor leva ao agravamento do estado de saúde dos doentes crónicos (Indivíduos com hipertensão arterial, diabetes, problemas cardio-vasculares, respiratórios, hepáticos, alcoolismo, doentes oncológicos, parkinson, alzheimer, obesidade e acamados) e recomenda que se consulte o médico para adaptar a medicação.

Comentários

pub