Administração Regional de Saúde do Algarve muda de sede até ao fim do ano

A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) vai mudar de sede, para o edifício na EN125, à entrada de […]

A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) vai mudar de sede, para o edifício na EN125, à entrada de Faro, onde já funciona a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares da Região do Algarve, a Parque Escolar e ainda a empresa Visualforma e um hipermercado.

Segundo a ARS, prevê-se que «a mudança das instalações esteja concluída até ao final deste ano».

Uma nota da ARS salienta que a nova sede será «mais moderna e funcional, com melhores condições de trabalho e acessibilidade para todos os seus profissionais e utentes».

É que, sublinha, «a atual sede da ARS Algarve encontra-se em funcionamento desde a década de 70, num edifício privado, no Largo de S. Pedro, encontrando ainda outros serviços dispersos em imóveis privados na cidade de Faro, o que muitas vezes condiciona o acesso dos utentes, bem como a articulação entre os diversos serviços da instituição».

Esta mudança de instalações obedece sobretudo às diretivas governamentais para que as entidades públicas reduzam as suas despesas, nomeadamente com arrendamentos de edifícios. Neste caso, segundo a ARS, o edifício já pertence a uma «entidade pública» (a empresa Parque Escolar).

A ARS Algarve acrescenta, na sua nota de imprensa, que a «necessidade de mudança de sede» desse organismo «tem sido uma das principais prioridades assumidas pelos diferentes conselhos diretivos que se sucederam na direção da ARS, ao longo das últimas duas décadas».

Esse processo «sofreu um impulso decisivo a partir do 2012», passando a ser considerado «como um projeto prioritário», que se integra num «projeto mais vasto de reestruturação e reorganização dos serviços».

As futuras instalações, além de pertencerem a uma entidade pública, «cumprem todos os requisitos e normas legais atualmente em vigor para o sector público» e vão «permitir uma maior articulação e eficiência dos vários serviços da instituição, passando a funcionar num único espaço, mais centralizado, e numa zona com melhores condições de acessibilidade».

A ARS Algarve termina a sua nota sublinhando que «o processo de reestruturação e reorganização dos serviços, assim como a preparação da mudança de instalações tem contado com o envolvimento, empenho e a colaboração dos funcionários de todos os serviços da instituição, cuja ativa e empenhada [participação] nas múltiplas tarefas necessárias neste processo, garantem que esta operação esteja concluída até ao final deste ano».

Comentários

pub