“Lagos na Onda do verão” invade praias do Município

O projeto “Lagos na Onda do verão” volta a invadir as praias do Município durante os meses de julho e […]

O projeto “Lagos na Onda do verão” volta a invadir as praias do Município durante os meses de julho e agosto. No próximo dia 26 de junho, será oficialmente hasteada a Bandeira Azul nas seis praias de Lagos: Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana.

Este projeto teve início em 2007, quando a autarquia de Lagos, no âmbito dos pressupostos da Bandeira Azul e das boas práticas ambientais decidiu realizar uma campanha de verão mais alargada e dedicada à educação e sensibilização ambiental.

As crianças, os jovens e, mais recentemente, os seniores utentes das praias são os principais destinatários desta iniciativa e das suas atividades de animação e desportivas.

Contudo, o projeto vai para além da praia, sendo o Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural” – que também está integrado no “Lagos na Onda do verão” – disso exemplo, já que envolve a participação de públicos diferenciados.

As praias de sonho do destino turístico «Lagos» contam, nos últimos anos, com diversos galardões e prémios que atestam a qualidade das suas águas balneares, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e sensibilização ambiental realizadas.

São disso exemplo, o Galardão Ambiental “Bandeira Azul”, os vários prémios já alcançados nos concursos respeitantes às Atividades de Educação Ambiental levadas a efeito pela autarquia ou o Galardão ECO XXI, um projeto que premeia as boas práticas para a sustentabilidade.

A Bandeira Azul estará assim, a partir do dia 26 de junho, hasteada nas seis praias do Município de Lagos: Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana.

Nas primeiras quatro, Lagos volta também a ostentar a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.

Também a Marina de Lagos renovou, pelo 20º ano consecutivo, o galardão de Bandeira Azul, atribuído pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A campanha “Lagos na Onda do verão” tem-se desenvolvido em três vertentes procurando, no final, contribuir para a preservação da costa, do mar e dos seus recursos, bem como gerar impacto positivo na qualidade de vida dos munícipes de Lagos:

1) Informar: o quiosque informativo da Bandeira Azul presta esclarecimentos em variadas áreas relacionadas com o ambiente e distribui materiais publicitários e informativos;

2) Valorizar: a realização do Concurso de Fotografia Digital contribui para a divulgação e valorização do património natural do concelho, fomenta a observação da Natureza e a fruição e interação com os recursos naturais;

3) Sensibilizar e Educar: desenvolvimento de ateliers temáticos em todas as praias com Bandeira Azul, dirigidos a crianças e jovens, e realização de jogos, exposições, oficinas, rastreios, ginástica e inquéritos.
Estima-se que a participação nas atividades da campanha seja já superior a 1000 utentes por edição.

No que ao Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural” diz respeito, esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas para a observação da Natureza, e incentivar a preservação do ambiente e a valorização do património natural.

Nesta oitava edição são propostos dois temas para abordagem fotográfica: Tema A – “Lagos é natural” – e o tema B – “Poluição dos Oceanos” – Incidindo sobre o tema deste ano da Campanha Bandeira Azul da Europa: “Poluição dos Oceanos – Esclarecer, Planear e Agir”.

A data de início de receção das fotos é o dia 10 de agosto, e a data limite é o dia 10 de setembro.

Consulte aqui o Regulamento do Concurso .

 

 

Comentários

pub