Exposição “Tampos de Latas de Conserva” mostrou-se no Azinhal e agora em Odeleite

A Feira “Terra de Maio” recebeu a exposição “Tampos de Latas de Conserva”, uma coleção de José Alexandre Pires, que […]

A Feira “Terra de Maio” recebeu a exposição “Tampos de Latas de Conserva”, uma coleção de José Alexandre Pires, que reuniu, em 18 quadros, um vasto espólio de latas de conserva das mais variadas partes do mundo.

José Alexandre Pires especializou-se como técnico de conservas de peixe no Instituto Científico das Pescas em Marrocos e, mais tarde, foi nomeado para Paris em cargo semelhante.

A independência de Marrocos (1956) fê-lo regressar a Portugal, onde passou a ser representante de várias empresas industriais do ramo. Especialista nas técnicas de conservação, nomeadamente o enlatamento do peixe a cru, quer em Portugal, quer no estrangeiro, dedicou-se também ao ensino e fez palestras.

A exposição é complementada pelo DVD “Recordar faz Viver”, um retrato do percurso de vida de José Alexandre Pires, e, paralelamente, das características da indústria conserveira pelo mundo.

Esta exposição surgiu no âmbito das atividades desenvolvidas na Eurocidade do Guadiana e estará patente na Casa de Odeleite até ao final do mês de maio.

Comentários

pub