Castro Marim vai ter a sua primeira Unidade Móvel de Saúde

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve estabeleceu uma parceira com a Câmara de Castro Marim para assegurar primeira […]

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve estabeleceu uma parceira com a Câmara de Castro Marim para assegurar primeira Unidade Móvel com assistência médica no concelho.

O protocolo de colaboração foi assinado esta sexta-feira, entre João Moura Reis, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, e Francisco Amaral,, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim.

O protocolo assegura a primeira Unidade Móvel de Saúde com assistência médica com vista a prestação de cuidados de saúde primários no domicílio à população mais carenciada no interior do concelho de Castro Marim.

Francisco Amaral, que é médico de profissão e é agora edil de Castro Marim, foi o autarca pioneiro a nível nacional na criação destas Unidades Móveis de Saúde, no concelho de Alcoutim, do qual foi presidente da Câmara. Nessa altura, no fim dos anos 90, esta e outras inovações no apoio médico às populações do interior, valeu ao autarca conflitos com Manuela Arcanjo, então ministra da Saúde do Governo de António Guterres.

No decorrer da reunião para assinatura do protocolo, que teve lugar na Unidade de Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção do Azinhal, João Moura Reis destacou o papel neste processo da autarquia, que, de «forma positiva e ativa», se tem empenhado «para defender e assegurar os cuidados de saúde dos seus munícipes de forma adequada, eficiente e eficaz».

«Através do protocolo que hoje aqui assinamos, a ARS Algarve compromete-se ceder médicos para colmatarmos a falta de assistência médica a esta população e levar a prestação dos cuidados de saúde primários até à casa das pessoas», salientou.

«É fundamental tomarmos decisões que não só têm valor hoje, mas que também prevalecem amanhã, para as futuras gerações, também na área da Saúde. As autarquias têm aqui um papel fundamental de complementaridade para se chegar ainda mais próximo dos cidadãos», realçou o dirigente da ARS Algarve, sublinhando a importância da partilha e as sinergias entre o poder local e nacional «bem planeadas e estruturadas em parceria», criadas através do diálogo e em prol do bem-estar da população.

Por seu lado, o presidente da Câmara Francisco Amaral destacou tratar-se de «um dia importante e com muito significado», por se «realizar um sonho» com 20 anos, que agora permite «conseguir que um médico do Centro de Saúde vai à casa das pessoas», agradecendo a disponibilidade da ARS Algarve IP para estabelecer esta parceria.

As Unidades Móveis de Saúde prestam cuidados às populações do interior, na sua maioria idosos e isolados, levando até eles campanhas de vacinação anti-gripe, controlo de diabetes, tensão alta, entre outras situações de saúde.

Comentários

pub