Câmara de Albufeira divulga Orçamento Participativo nas freguesias do concelho

O Orçamento Participativo de Albufeira vai ser dado a conhecer nas freguesias do concelho entre os dias 5 e 9 […]

O Orçamento Participativo de Albufeira vai ser dado a conhecer nas freguesias do concelho entre os dias 5 e 9 de maio. Nestas sessões descentralizadas, a autarquia vai explicar como os munícipes podem participar neste processo e ajudar a decidir onde será aplicada uma fatia de 60 mil euros do Orçamento camarário, no ano que vem.

Após ter apresentado o Orçamento Participativo ao público nos Paços do Concelho, o Município de Albufeira vai agora fazer um périplo pelas freguesias «para explicar aos munícipes o que é o Orçamento Participativo, tema, valor de investimento, quais as etapas, quem pode participar e como, elegibilidade das propostas e como é feita a sua votação», revelou a autarquia.

Na freguesia de Albufeira e Olhos de Água, a apresentação vai decorrer em dois momentos: no dia 5 de maio, no Salão do antigo edifício da Junta de Freguesia de Olhos de Água e no dia 6, em Albufeira, na sala de reuniões dos Paços do Concelho. Em Ferreiras, a iniciativa realiza-se no dia 7 de Maio, nas instalações da ASCRATIA, a 8, no Salão da Junta de Freguesia da Guia e a 9 de maio, no Salão da Junta de Freguesia de Paderne, sempre às 20h30.

Numa fase posterior vai decorrer a recolha de Propostas, em datas que a autarquia promete revelar brevemente.

«O Orçamento Participativo é um processo de gestão partilhada entre a Autarquia e a população, cujo objetivo passa por fomentar a participação ativa dos munícipes na discussão das políticas governativas locais. Trata-se de dar continuidade a uma política de proximidade, reforçando os mecanismos de corresponsabilização e transparência na administração local. Para que funcione é fundamental o envolvimento geral da população, que, no final do processo, irá contribuir para o desenvolvimento sustentável do território a nível concelhio e regional», explicou a Câmara de Albufeira que apela ao envolvimento de toda a população.

Comentários

pub