Lar Residencial da NECI de Lagos foi finalmente inaugurado

O Lar Residencial da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso – foi inaugurado no passado dia 2 de […]

O Lar Residencial da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso – foi inaugurado no passado dia 2 de maio, numa cerimónia que decorreu nos Montinhos da Luz, iniciativa que encerrou o programa das Comemorações do 40º Aniversário do 25 de Abril, em Lagos.

Foi, segundo a Câmara de Lagos, «um sonho tornado realidade, para a alegria de muitos utentes, familiares e entidades empenhadas na inclusão do cidadão com deficiência».

A NECI é uma IPSS na área da deficiência sediada na Praia da Luz, concelho de Lagos, cuja zona de intervenção abrange também os concelhos de Portimão, Aljezur e de Vila do Bispo. Além de várias valências tem como principais respostas sociais o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Intervenção Precoce.

Esta instituição do concelho de Lagos lutava, há doze anos, por um Lar Residencial. O projeto foi financiado pelo Programa PIDDAC e completado pelas comparticipações das Câmaras de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, «que o têm acarinhado e apoiado incondicionalmente desde o seu início, assumindo a Câmara de Lagos um papel basilar em todo o processo».

Pela sua relevância, esta cerimónia contou a presença dos presidentes das Câmara Municipais de Lagos, Maria Joaquina Matos, Aljezur, José Manuel Amarelinho, e Vila do Bispo, Adelino Soares, e ainda da diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, Ofélia Ramos, dos responsáveis pela direção da NECI (professora Eduarda Santos e professor Campos, entre outros) e pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Estiveram igualmente presentes o presidente da Assembleia Municipal de Lagos Paulo Morgado, os vereadores das autarquias envolvidas, os presidentes das Juntas de Freguesia, outras entidades oficiais do Município e da região, utentes e pais dos utentes da NECI e comunidade local.

 

Tarde recheada de surpresas

Tal como se esperava, e à semelhança do que já havia acontecido em 2011, aquando o lançamento da 1ª pedra deste Lar, esta foi uma tarde recheada de surpresas. A primeira foi proporcionada por alguns elementos do Grupo de Motards da Luz, que, nas suas motas, traziam como acompanhantes jovens utentes da NECI, que transportavam várias bandeiras, sendo as primeiras as da própria instituição e das Câmaras Municipais de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, principais “patrocinadores” deste projeto.

A anteceder o primeiro ato oficial da tarde, todos os presentes foram brindados com dois momentos de dança proporcionados por utentes da NECI.

Logo de seguida, decorreu o descerramento da placa oficial da inauguração do Lar Residencial da NECI, sendo que a presidente da Câmara de Lagos convidou a acompanhá-la, neste ato, os presidentes das Câmaras de Aljezur e Vila do Bispo, a diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social, a Direção da NECI, chamando, igualmente, o anterior presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso.

Terminado este descerramento decorreu a Bênção das novas instalações, pelo Bispo do Algarve, a que se seguiu um momento musical, em que o Hino da NECI (canto e instrumental) foi interpretado por jovens da Academia de Música de Lagos. A música é da autoria de João Pedro Cunha (também professor da Academia de Música de Lagos) e a letra é a da autoria de Arselino Correia (pai de um jovem utente desta instituição).

No final desta atuação, e para assinalar a inauguração deste equipamento, assistiu-se à largada de balões pelos utentes da NECI – um ato simbólico para “dar cor e uma nota de alegria e de esperança neste dia”, especial para a direção da NECI, seus utentes e familiares, patrocinadores e amigos da instituição.

 

Unidade de turismo acessível é o novo sonho

Tiveram depois lugar as intervenções oficiais da tarde, sendo que a primeira pessoa a tomar da palavra foi Eduarda Santos, presidente da direção da NECI, que frisou que “o sonho do Lar Residencial já vem de há doze anos, mas só há cerca de dois é que começou a tomar realmente forma”.

Aproveitou para relembrar que “o primeiro projeto tinha três pisos e, ao longo do tempo, e por motivos orçamentais, os foi perdendo até ficar apenas com o piso térreo. Mas o mais importante é que o projeto está de pé”. Eduarda Santos agradeceu todo o apoio e acompanhamento dado pela autarquia, uma vez que o terreno foi cedido por ela, bem como o pagamento do projeto.

Reforçou a importância deste equipamento “imperativamente necessário para tranquilizar a angústia e sofrimento dos pais que envelhecem e desejam partir descansados deixando assegurado um lar para os seus filhos”, mostrando-se confiante no facto da abertura do Lar poder ocorrer até ao final deste ano.

Durante a sua intervenção, recordou também os vários prémios que a NECI já alcançou, e as diversas parcerias que conseguiu reunir para que os seus utentes pudessem usufruir de uma série de atividades como, por exemplo, ter acesso às piscinas municipais, equitação adaptada ou desportos náuticos.

Como não podia deixar de ser, numa “pessoa sempre aberta a desafios”, Eduarda Santos deu a conhecer já o seu próximo projeto. Considerando que têm sido contactados por vários casais com filhos com necessidades especiais, que precisam de sítios onde possam passar férias com eles e onde lhes seja possível proporcionar as atividades adequadas, para a presidente da direção da NECI não há dúvidas que “o próximo passo é ter uma unidade de turismo acessível”.

Já a terminar, Maria Eduarda Santos não quis deixar de agradecer e enaltecer “o contributo de todos os que participaram neste sonho e ajudaram, de uma maneira ou de outra, à concretização desta tão importante obra”.

 

Centro Distrital sem dinheiro atrasa Acordo de Cooperação

De seguida, falou Ofélia Ramos, diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, que celebrou “a coragem de todos os que nunca desistiram deste sonho”, aproveitando a ocasião para enaltecer “a coragem que os responsáveis pela NECI mostraram por terem sempre lutado por este equipamento, e em assumir mais um projeto nesta área”.

Segundo Ofélia Ramos, “esta cerimónia é muito mais do que o descerramento de uma placa, significa, sim, o dia em que podemos começar a fazer a diferença na vida dos utentes e das suas famílias”.

Lembrou que esta obra, em termos de investimento público, rondou os 650 mil euros, ainda que tenha sublinhado que, “de momento, não existe disponibilidade financeira por parte do Centro Distrital para celebrar os Acordos de Cooperação que possam tornar possível o funcionamento efetivo deste equipamento”, prometendo fazer “todos os possíveis para que este compromisso possa ser honrado o mais breve possível”.

A terminar, a Diretora agradeceu “o inestimável contributo diário da NECI na luta por um Algarve mais justo, mais coeso e mais solidário”.

Também os presidentes das Câmaras de Vila do Bispo e de Aljezur quiseram dirigir algumas palavras aos presentes. Deixaram agradecimentos especiais à NECI, “por todo o trabalho desenvolvido, por todo o esforço neste projeto” e “uma palavra de apreço por todos os que diariamente trabalham neste equipamento em prol do bem estar dos utentes e das próprias famílias”.

José Amarelinho mostrou-se especialmente emocionado, uma vez que, e de acordo com o que partilhou “desde muito cedo aprendi a conviver com a diferença”, falando a propósito de dois seus familiares e que, por essa razão, “tão bem compreendo o pânico de tantos pais que precisam de respostas para o futuro dos seus filhos”. Deixou também um agradecimento muito especial a Eduarda Santos que “pratica o bem sem o anunciar”.

 

Câmara de Lagos e Associação Terras do Infante sempre ao lado da NECI

A finalizar as intervenções oficiais, usou da palavra a presidente da Câmara Municipal de Lagos, que começou por relembrar, o “longo e assinalável percurso desta instituição” e dos seus dois fundadores, que conheceu nos anos 80, altura em que todos eram professores.

Frisando que “esta instituição foi pensada e fundada tendo em conta a necessidade que se fazia sentir na altura no que dizia respeito a apoios e respostas a necessidades de pessoas com deficiência”, Maria Joaquina Matos lembrou com satisfação que “a NECI já completou mais de 20 anos de funcionamento”.

Para a autarca, “o projeto da NECI nunca parou. Cresceu, dinamizou-se e ganhou dimensão e várias valências técnicas. Agora, e porque tantas questões se lhe foram colocadas por pais preocupados com o futuro dos seus filhos outro sonho nasceu e, graças à congregação de vários apoios e sinergias, foi concretizado – o Lar Residencial”.

Para Maria Joaquina Matos, “este é um edifício moderno, sóbrio, confortável e seguro, e um equipamento que a todos orgulha, e que vem reforçar a nossa Rede Social concelhia. Cumpriu-se o sonho. O próximo passo é mesmo abrir as suas portas e acolher os que dele necessitam, e neste capítulo precisará mesmo do reconhecimento e apoio do estado”.

A terminar, a autarca deixou a certeza de que “a Câmara Municipal de Lagos e a Associação Terras do Infante continuarão sempre ao lado da NECI, para que esta instituição continue a crescer e a apoiar todas as pessoas que dela necessitem”.

No final das intervenções, todos os presentes foram convidados a ficar a conhecer por dentro o novíssimo Lar Residencial, tendo a tarde terminado com um momento de convívio que contou com a colaboração dos alunos do curso profissional de Bar do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas.

 

Lar Residencial para Pessoas com Capacidades Reduzidas

NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso

O Lar Residencial da NECI, situado nos Montinhos da Luz – Freguesia da Luz / Lagos, corresponde a um edifício de um piso, distribuído por dois núcleos opostos, separados por um corpo central, implantado no lote de 5.000 m2, cedido pela Câmara Municipal de Lagos. Esta parcela encontra-se em zona privilegiada, isenta de sonorização, a 1.500 mt. da Praia da Luz, e é servida de bons acessos.

Este equipamento tem como objetivo acolher vinte e quatro utentes, dentro das melhores condições de habitabilidade, e destina-se a alojar jovens e/ou adultos com qualquer tipo ou grau de deficiência, com idade igual ou superior a 16 anos, impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar.

É constituído por dois núcleos com capacidades parciais de doze utentes e pelos respetivos apoios enquadrados na estrutura orgânica do mesmo, o corpo central.

O investimento total da obra foi de 1.138.404,97 euros, sendo que 928.371,67 euros correspondem à empreitada de construção; 42.000 euros ao equipamento móvel e 168.033,30 euros às infraestruturas exteriores.

Fontes de financiamento:
♦ PIDDAC – 648.960 euros (empreitada de construção)
♦ Câmara Municipal de Vila do Bispo: 65.115,73  euros (empreitada de construção + equipamento móvel)
♦ Câmara Municipal de Aljezur: 108.526, 21 euros (empreitada de construção + equipamento móvel)
♦ Câmara Municipal de Lagos: 315.803,03 euros (empreitada de construção + equipamento móvel + infraestruturas exteriores)

Empresas/Entidades ligadas ao projeto e obra:
Projeto de arquitetura: Arq. José Clímaco Vieira
Coordenação de projetos (de arquitetura e especialidades) promovida pelo Arq. Mário Martins
Execução – Simão & Martins, Construção Civil e Obras Públicas, Lda
Fiscalização e Lançamento do procedimento concursal – Corpo técnico da Câmara Municipal de Lagos/DULF/UTGU

Cronologia:
– 11 março de 2011 – Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Lagos e a NECI – Núcleo de Educação da Criança Inadaptada para a construção do Lar Residencial na Freguesia da Luz

– 27 outubro de 2011 – Lançamento da 1ª pedra (cerimónia integrada nas comemorações do Dia do Município de Lagos)

– 02 de maio de 2014 – Inauguração do Lar Residencial (cerimónia integrada nas Comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril)

Comentários

pub