6,9 milhões em obras do Polis Litoral Sudoeste avançam na costa de Aljezur

As obras promovidas pelo Polis Litoral Sudoeste de valorização dos espaços balneares de Amoreira e Vale Figueiras, em Aljezur, no […]

As obras promovidas pelo Polis Litoral Sudoeste de valorização dos espaços balneares de Amoreira e Vale Figueiras, em Aljezur, no valor de 365.953 e 179.831 euros, respetivamente, estão já em fase de conclusão, anunciou hoje a Câmara Municipal de Aljezur.

A empreitada da Praia da Arrifana, no valor de perto de 1,4 milhões de euros, está também já em obra. A intervenção prevê o ordenamento das acessibilidades de estacionamento, estabilização das arribas e ordenamento do núcleo edificado e das respetivas infraestruturas. Esta empreitada será interrompida em meados de junho e retomará em fins de setembro, para não afetar a época balnear.

A autarquia recorda que uma das fases desta empreitada, a de requalificação e valorização da Fortaleza da Arrifana e espaço envolvente, que constituiu a primeira obra da Polis Litoral Sudoeste no território, se encontra concluída desde o final de 2011.

Também já está a avançar a empreitada correspondente à Amoreira Norte/Monte Clérigo, com a “construção” dos estacionamentos na praia do Monte Clérigo.

No valor total de um milhão de euros, esta empreitada será também interrompida durante a época balnear e retomada e concluída a partir de setembro.

As obras no Portinho do Forno, no valor de 659.039 euros, decorrerão durante o ano de 2015, enquanto a requalificação da Praia de Odeceixe, no valor de 331.004 euros, deverá começar em setembro próximo.

Entretanto, as empreitadas relativas às ações de proteção e recuperação de sistemas dunares e arribas, nas Praias de Samouqueira, Barradinha, Carriagem e Vale dos Homens, freguesia de Rogil, já se encontram consignadas e totalizam 674 mil euros.

Em conclusão de projeto, encontram-se as ciclovias/ecovias de ligação de Aljezur às Praias de Amoreira, Arrifana e Monte Clérigo, bem como a de ligação de Odeceixe à respetiva praia.

Ainda em fase final de projeto, está a ação relacionada com a interpretação e descoberta do Pontal da Carrapateira.

«O capital social da Câmara Municipal de Aljezur (1,6 milhões de euros) permitirá um IDC (Investimento Direto no Concelho), concluídas que estejam todas as ações, de cerca de 6,9 milhões de euros», sublinha, a terminar, a autarquia.

Comentários

pub