Praia da Rocha vai oferecer mais opções de estacionamento

A partir de junho próximo, a Praia da Rocha vai contar com mais lugares de estacionamento, passando a disponibilizar um […]

A partir de junho próximo, a Praia da Rocha vai contar com mais lugares de estacionamento, passando a disponibilizar um total de 2049 espaços, 1769 dos quais gratuitos, o que representará um aumento de 20 por cento face à oferta atual ao nível de lugares a sul da Avenida V3.

Esta e outras medidas estão relacionadas com a organização do estacionamento público da Praia da Rocha e foram apresentadas a meia centena de empresários pela presidente da Câmara Isilda Gomes, numa reunião onde a autarca revelou a abertura de um parque de estacionamento subterrâneo no coração da Praia da Rocha, com cerca de 280 novos lugares de estacionamento.

Uma das novidades prende-se com a introdução do estacionamento tarifado naquela zona e, neste sentido, a Portimão Urbis ficará encarregue da fiscalização de diversas áreas tarifadas, nomeadamente a Rua do Miradouro, o Beco do Sol/Travessa do Sol, a Avenida Tomás Cabreira, a Estrada da Rocha, o parque da Praia Três Castelos e o parque junto ao posto da PSP.

A ideia, segundo a Câmara de Portimão, é «incentivar as paragens de curta e média duração e não impedir os movimentos pendulares de trabalhadores ou visitantes da Rocha, respeitando o princípio da rotatividade, de modo a que as viaturas não ocupem os lugares de estacionamento durante um dia inteiro, como sucede em muitos casos, o que impede as pessoas de irem à Rocha e as obriga a andar às voltas e a gastar mais dinheiro em gasolina do que despenderão em parquímetros».

A nível do estacionamento de curta duração (até uma hora e meia) nos arruamentos/parques com maior procura, são propostos a Avenida Tomás Cabreira, a Rua do Miradouro e o Parque Praia da Rocha junto ao posto da PSP, enquanto em termos de média duração (quatro horas no máximo) são indicados o Beco e Travessa do Sol, a Estrada da Rocha, o Parque da Praia dos Três Castelos e o parque de estacionamento subterrâneo na subida do Tarik.

Encontra-se ainda prevista a adoção do “Voucher Empresário” para o parque de estacionamento subterrâneo, cujo objetivo é estimular, junto dos empresários, a oferta de um produto a preços reduzidos, para posterior distribuição pelos seus clientes.

Segundo Isilda Gomes, «trata-se de um conjunto de medidas experimentais e que vigorarão de junho a setembro, para depois avaliarmos o seu impacto na economia local, já que mais vale cometermos um erro e corrigi-lo posteriormente, do que não se fazer nada, na certeza de que nenhuma decisão será tomada que se verifique prejudicial aos vossos negócios».

A reunião foi considerada muito positiva pelos empresários, que deixaram algumas sugestões ao executivo na sequência da solicitação nesse sentido feita por Isilda Gomes. Ficou mesmo acordado para breve a realização de um novo encontro de trabalho, com vista à análise destes e de outros temas que preocupam os empresários da Praia da Rocha, nomeadamente no que toca à segurança, iluminação pública ou trânsito.

Comentários

pub