Museu de Tavira mostra os bonecos “maios” de S. Catarina da Fonte do Bispo

Abril está a chegar ao fim e, em Tavira, é tempo de pensar nos “maios”. Os tradicionais bonecos de pano […]

Abril está a chegar ao fim e, em Tavira, é tempo de pensar nos “maios”. Os tradicionais bonecos de pano e farelo, com mensagens quase sempre irónicas e críticas, vão começar a surgir à beira da estrada e o Museu Municipal de Tavira convida a participar num passeio para os descobrir, na localidade de Catarina da Fonte do Bispo, no dia 3 de maio, a partir das 15 horas.

Esta é uma tradição bem antiga, que começou, em tempos idos, com as “maias vivas”, «jovens que pousavam, imóveis e silenciosas, nos bailes e festas, vestidas de branco e adornadas com flores» e continua, atualmente, com os «maios», «bonecos de farelo imóveis mas maldizentes, que invadem as soleiras das casas na aldeia e os caminhos que a circundam».

No passeio do próximo sábado, inserido no ciclo «Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica», os participantes terão a oportunidade de percorrer a rota dos maios e aprender a fazer um destes bonecos. «Dia 3 de maio é também o dia de Vera Cruz, onde a tradição de festa e de adornar as cruzes nas bermas de estrada está ainda muito presente nesta freguesia», acrescentou o Museu de Tavira.

O passeio é realizado em parceria com o CLDS Rosmaninho e a Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, com orientação de Susana Miguel e Carlos Sousa. A inscrição é gratuita, mas obrigatória. A ficha de inscrição pode ser descarregada online.

Para o passeio aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável e cada participante deverá levar merenda, água e proteção solar. A organização reserva-se o direito de cancelar o passeio caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Comentários

pub