João Pinto vence 1ª PAN em Vela Adaptada

O velejador João Pinto, atleta do Iate Clube Marina de Portimão e embaixador do projeto social portimonense Vela Solidária, venceu […]

O velejador João Pinto, atleta do Iate Clube Marina de Portimão e embaixador do projeto social portimonense Vela Solidária, venceu a 1ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) na classe Access 2.3 (embarcação individual).

Campeão nacional e vice-campeão Europeu em título, o velejador portimonense mostrou estar em forma para a nova época de Vela Adaptada, ao vencer todas as oito regatas disputadas durante este fim-de-semana, em Sesimbra.

João Pinto despertou para a Vela Adaptada de alta competição em 2013 e teve um começo absolutamente fulgurante na classe Access 2.3.

O velejador de Portimão venceu na época passada as duas PAN e o Campeonato de Portugal de Vela Adaptada e qualificou-se para o Europeu da especialidade, onde foi o primeiro algarvio alguma vez em prova. O Campeonato Europeu do ano passado disputou-se na Suíça e João Pinto sagrou-se vice-campeão.

A nova época de Vela Adaptada começou este fim-de-semana, em Sesimbra, com condições de vento instáveis e alguma agitação marítima. Num quadro competitivo composto por 12 velejadores em representação de 6 clubes, João Pinto não deu qualquer hipótese à concorrência e venceu todas as 8 regatas na classe Access 2.3.

Guilherme Ribeiro, vice-campeão nacional em título na classe 303 (com apoio) estreou-se em Sesimbra na classe 2.3 (solitário) e foi penúltimo classificado entre os seis velejadores que disputaram esta classe.

O projeto Vela Solidária é uma missão solidária da associação portimonense Teia D’Impulsos. O projeto procura promover a prática de Vela Adaptada e a experiência da Vela em geral a pessoas desfavorecidas ou com deficiência motora. A Vela Solidária começou por proporcionar essa experiência em Portimão e Lagos, mas já este ano alargou a sua atividade a Lisboa.

Comentários

pub