Francês e polaca vencem Triatlo de Quarteira mais participado de sempre

O francês Aurelien Raphael e a polaca Agnieszka Jerzyk sagraram-se campeões da edição de 2014 da Taça da Europa de […]

O francês Aurelien Raphael e a polaca Agnieszka Jerzyk sagraram-se campeões da edição de 2014 da Taça da Europa de Triatlo, que decorreu este sábado na cidade de Quarteira, perante milhares de pessoas a assistir, naquela que foi a edição com mais inscritos de sempre na história da prova.

A emoção das provas, disputadas até à meta, contagiou o numeroso público que esteve este fim-de-semana em Quarteira.

O francês Aurelien Raphael, com 01:49:24, tornou-se o primeiro triatleta a ganhar por duas vezes esta primeira etapa do circuito da União Europeia de Triatlo, depois do triunfo em 2012 e o segundo lugar em 2013.

O seu compatriota Aurélien Lebrun foi segundo, com o mesmo tempo oficial, e o britânico Gordon Benson terceiro, a 11 segundos de distância (01:49:35).

Na prova de Elite Feminina, a polaca

Agnieszka Jerzyk

era 11ª classificada no final do segmento de ciclismo, mas fez uma excelente recuperação na corrida, vencendo a prova com o tempo de 02:02:39 horas. Em 2012, fora 9ª classificada em Quarteira.

A francesa Emmie Charayron era uma das favoritas à partida e acabou por conquistar o segundo lugar (02:03:03), a 24 segundos de distância da polaca. O pódio fechou com a belga Katrien Verstuyft, a 40 segundos de distância (02:03:20).

Miguel Arraiolos, 15º classificado, com 01:51:12, e Melanie Santos, 10ª classificada, com 02:06:14, foram os melhores portugueses em prova.

 

Taça de Juniores dominada por atletas franceses

O francês Maxime Hueber (1º) e os espanhóis Antonio Serrat (2º) e Roberto Sanchez (3º)

Já na Taça da Europa em Juniores, o francês Maxime Hueber cortou a meta em primeiro lugar, com um tempo de 00:57:08. Os espanhóis Antonio Serrat Seone (00:57:12) e Roberto Sanchez Mantecon (00:57:17) foram, respetivamente, o 2º e 3º classificados.

Também no escalão feminino as francesas levaram a melhor sobre as adversárias. Cassandre Beaugrand (01:03:11) e Audrey Merle (01:03:24), foram 1ª e 2ª classificadas, respetivamente, à frente da alemã Laura Lindemann (01:03:47).

De entre os portugueses mais bem classificados estiveram David Luís, com um tempo de 00:57:52, e Madalena Amaral Almeida, com um tempo de 01:06:07, ambos 10ºs classificados.

No domingo tiveram lugar as provas a contar para a Taça de Portugal. O benfiquista Bruno Pais alcançou mais uma vitória nesta cidade algarvia, com um tempo de 00:56:22. Estefania Calvo, do Garmin Olímpico de Oeiras, foi a melhor entre as mulheres, ao cortar a meta com 01:02:55.

Ao nível de equipas, o Sport Lisboa e Benfica alcançou o primeiro lugar em Masculinos, à frente do Garmin Olímpico de Oeiras, 2º classificado, e do Kainagua, 3º classificado. Em equipas femininas, o Garmin Olímpico de Oeiras foi o 1º classificado, seguido do Sporting Clube de Portugal, 2º classificado, e do Alhandra Sporting Club, 3º classificado.

 

Edição de 2015 será em março

O presidente da Câmara Vitor Aleixo entrega as medalhas às vencedoras femininas

A Câmara Municipal de Loulé já apresentou a candidatura das datas para a realização do Triatlo Prof. Carlos Gravata – Cidade de Quarteira no próximo ano. Este evento desportivo volta a trazer ao Algarve os melhores atletas da Europa e do mundo nesta modalidade.

A antecipação do evento para o mês de março irá permitir que mais atletas de craveira mundial possam participar nesta prova, já que, desta forma, não irá colidir com outras provas mundiais que acontecem também no mês de abril.

Apesar de se tratar de uma prova a contar para a Taça da Europa, atletas de todo o mundo encontram no Triatlo de Quarteira uma forma de pontuar para o Campeonato do Mundo, além de esta ser uma competição considerada de excelência em termos organizativos, tanto pelos atletas, como por equipas participantes e pela própria Federação.

Para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, entidade que, em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal e Federação Europeia de Triatlo, organiza a prova, este evento consolidou-se ao longo dos anos e é hoje uma referência mundial neste desporto.

Por outro lado, tem um peso importante nas atividade turística e na dinamização económica local nesta época do ano, pelo número de adeptos estrangeiros que traz ao concelho.

Este será um dos eventos da candidatura “Loulé, Cidade Europeia do Desporto 2015”, projeto que pretende integrar o concelho numa rede europeia do desporto.

Comentários

pub