Chaimite e fogo-de-artifício são pontos altos do 25 de Abril em Loulé

Um fogo-de-artifício simultâneo nas cidades de Loulé e Quarteira, e lançamento de morteiros em Almancil, quando forem 00h20’19’’ da madrugada […]

Um fogo-de-artifício simultâneo nas cidades de Loulé e Quarteira, e lançamento de morteiros em Almancil, quando forem 00h20’19’’ da madrugada do dia 25, no exato momento em que há 40 anos foi emitida a senha para o Levantamento Nacional em Armas das Unidades Militares em todo o país, dando origem ao derrube da Ditadura.

A chegada a Loulé da Chaimite, símbolo de Abril, que ficará integrada no corpo da exposição “Símbolos e Documentos de Abril”, no Convento de Santo António.

Estes serão dois dos pontos altos das comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos no concelho de Loulé, em cerimónias promovidas pela Câmara Municipal e pela Comissão Concelhia das Comemorações, em parceria com outras entidades.

As celebrações arrancam no dia 24 de abril, a partir das 10h30, com a iniciativa da Escola Secundária de Loulé “A Poesia está na Rua” e que tem por objetivo ligar a Escola à Comunidade.

E porque os poetas tiveram também um papel importante na Revolução, um grupo de alunos da Secundária vai levar o colorido das palavras às ruas da cidade, chamando a atenção para algumas das mensagens dos “Poetas de Abril”, como é o caso de Manuel Alegre ou Sophia de Mello Breyner Andresen.

Também no dia 24, pelas 15h00, o Café Calcinha recebe a Tertúlia “Vimos, Ouvimos e Dizemos”, com apresentação de José Ruivinho Brasão e narrativas de Almerinda Coelho, Leonor Joaquim e Maria José Ferreira, num testemunho da cultura oral popular.

Ainda no dia 24, à noite, a partir das 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe o concerto “As Quatro Estações” de Vivaldi, por João Pedro Cunha e solistas da Orquestra Clássica da Academia de Música de Lagos. A entrada é livre.

 

Foguetes e Franco Charais

Depois, às 00h20’19’’ da madrugada do dia 25, haverá então fogo-de-artifício, em simultâneo, nas cidades de Loulé e Quarteira, e lançamento de morteiros em Almancil.

Já no dia 25, às 9h30, tem início o programa oficial do Município, com o Hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho, desfile dos Bombeiros Municipais de Loulé, Banda Filarmónica Artistas de Minerva e Majoretes de Loulé. Às 10h30, neste local, irá atuar o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé.

Pelas 11h00, a Assembleia Municipal reúne-se em Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril, no Cine-Teatro, cuja sala se abre aos cidadãos para presenciarem o plenário dos seus representantes eleitos.

O General Manuel Franco Charais, da Associação 25 de Abril, é a personalidade convidada desta sessão.

Militar de Abril, Franco Charais colaborou na redação do programa do Movimento das Forças Armadas e, entre 1974 e 1982, integrou a Comissão Coordenadora do MFA, Conselho de Estado, Conselho de Revolução e comandou a Região Militar do Centro. Tenente-general reformado do Exército Português, desempenhou missões militares em Portugal Continental, Açores, Madeira, Angola e Moçambique.

 

Uma Chaimite dentro do Convento

Às 12h30 é inaugurada a exposição “Símbolos e Documentos de Abril”, no Convento de Santo António, em Loulé. Esta iniciativa, que fica patente até 30 de setembro, conta com o apoio do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Fundação Mário Soares, Associação 25 de Abril e Museu Militar de Elvas, e contributos de diversas personalidades civis e militares.

 

«“Símbolos e Documentos de Abril” avivam a memória. Torna determinantes aqueles que ficaram fora dos textos oficiais, e revela, humanos, aqueles que foram colocados no painel deificado da história», salienta a Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril.

A Comissão afirma pretender, com esta exposição, homenagear os 5 mil soldados que estiveram no movimento, os líderes e o Povo, recorrendo a documentos originais, objetos, filmes, fotografias; e com a reconstituição figurativa de alguns espaços determinantes na história do Movimento das Forças Armadas.

Para assinalar o momento, no Pórtico do Convento vai estar inscrita a frase “No arco de Abril roda a Liberdade”, da autoria do poeta Nuno Júdice.

Esta exposição abrirá ao público no final da manhã do dia 26, após a chegada a Loulé da Chaimite símbolo de Abril, que ficará integrada no corpo da exposição.

Esta chaimite fará um percurso pelas ruas da cidade – entrada pela Av. Andrade Sousa, Largo de São Francisco, Rua da Barbacã, Praça da República, Avenida José da Costa Mealha, Rua José Afonso e Largo Salgueiro Maia, onde será prestada homenagem ao grande Capitão de Abril.

No local, estará exposto um painel com a imagem desta emblemática figura da Revolução e as bandeiras de todas as freguesias do Concelho de Loulé e da Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Ainda no dia 25 de abril, pelas 21h00, é apresentado no Cine-Teatro Louletano o filme “A Hora da Liberdade”.

“A Hora da Liberdade” é uma ficção documental produzida pela SIC, em 1999, que retrata os diversos acontecimentos que pautaram a Revolução de 25 de abril de 1974, que restaurou a Democracia em Portugal. É da autoria de Emídio Rangel, Rodrigo Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização. A entrada é livre.

 

Desfiles nas freguesias

Durante toda a manhã, haverá animação de rua nas freguesias do concelho, pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva (Loulé, Almancil e Quarteira), Associação Satori (Salir) e Majoretes de Loulé (Boliqueime).

Em Quarteira, no Pólo da Biblioteca Municipal, pelas 21h30, Afonso Dias apresenta o recital de poesia “Liberdade! Liberdade!”.

Em Alte, o dia 25 de abril é marcado também por diversas iniciativas ligadas ao aniversário da Revolução. Destaca-se desde logo a 16ª Maratona BTT e Passeio da Liberdade, a partir das 10h00, naquela que é uma das mais emblemáticas provas do género que decorrem no país.

Entre as 11h00 e as 17h00, na Fonte Pequena, vai estar patente ao público um “Mercadinho de Artesanato e Produtos Regionais”, uma mostra das tradições serranas ao nível do artesanato e da gastronomia.

No mesmo local, a tarde será animada pelo grupo Ao Luar Teatro, que apresenta “A Charanga do Pintassilgo.

Também nesta típica aldeia, às 10h00, é inaugurada a exposição de fotografia “25 de Abril, Sempre!” e pintura mural “Os Muros não se calam, na Horta das Artes. Neste local, pelas 17h00, realiza-se o debate “1974-2014 – Os nossos Capitães”.

No Ameixial, acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril, o Walking Festival – 2º Festival de Caminhadas do Algarve.

Serão três dias de percursos pedestres temáticos, corridas de montanha, workshops, animação, música, gastronomia, conversas, descoberta e convívio, em plena Serra do Caldeirão.

Em Almancil, vai ter lugar no dia 25, pelas 10h00, a pintura de uma tela alusiva à efeméride, seguindo-se o hastear da Bandeira e a inauguração da obra de requalificação da Rua 25 de Abril. A Associação Olhos da Juventude, membro da Comissão Concelhia, realiza pelas 14h30, no Jardim das Comunidades, a construção de um “Cravo Humano”.

Nesta freguesia destaca-se ainda, no sábado, dia 26, o IV Torneio da Liberdade, no Estádio de Futebol (das 9h00 às 19h30), a apresentação e lançamento do livro “Recolha e Reminiscência da Revolução”, a Exposição de Pintura alusiva aos 40 anos do 25 de Abril, de Manuel Hilário de Oliveira e a visualização dos esboços de mural e escultura, que serão inauguradas no próximo mês de agosto.

Este conjunto de iniciativas pretende «não só assinalar e recordar esta efeméride mas, fundamentalmente, promover junto dos mais novos, de forma pedagógica, os valores fundamentais daquele que foi um dos mais importantes e decisivos momentos históricos do nosso país», salienta a Comissão Concelhia.

Comentários

pub