Campeonato de Vela em Tavira é teste para o Mundial

Tavira é este ano a capital portuguesa da Vela. A cidade do Gilão recebe o Campeonato de Portugal de Juniores […]

Tavira é este ano a capital portuguesa da Vela. A cidade do Gilão recebe o Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, de 15 a 19 de Abril, e o Campeonato do Mundo da Juventude, de 12 a 19 de Julho.

“O Campeonato de Portugal vai funcionar como um teste para o Mundial. Organizar campeonatos faz parte da cultura do clube”, disse Álvaro Ribeiro, presidente do Clube Náutico de Tavira, ao Sul Informação.

Estas organizações são “prestigiantes” e servem como “motor de desenvolvimento da economia local”. Álvaro Ribeiro fala dos dois campeonatos como bandeiras da cidade, mas explica também que as duas organizações surgem enquadradas em apostas estratégicas do clube: o sonho olímpico e a formação de carácter dos jovens velejadores.

O Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, organizado pelo Clube Náutico de Tavira e pela Federação Portuguesa de Vela, vai ser disputado nas classes 4.7 (Juniores) e Radial e 420 (Juniores e Absoluto).

Os 420 – barcos para dois tripulantes – são uma classe pré-olímpica na qual o Clube Náutico de Tavira tem apostado: “Conseguimos por de pé a classe cá no Algarve, juntamente com duas duplas de Portimão. Temos o objetivo de que os nossos praticantes de 420 passem para o 470, que já é uma classe olímpica, mas não sei se vamos conseguir realizar o sonho”, revelou Álvaro Ribeiro.

O Clube Náutico de Tavira vai participar no Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto apenas na classe 420, com três duplas: Rui Ribeiro & Miguel Ferreira; Vasco Rocha & Salvador Taveira e Maria Massapina & Inês Bensusan.

O Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto vai ser disputado por 75 embarcações Laser (4.7 e Radial) e por 45 embarcações 420, num total de cerca de 165 velejadores de todo o País.

O campeão nacional juvenil 2012 e 2013, o algarvio Tiago Serra vai competir em 420, agora pelo Clube Naval de Cascais. Tiago Serra subiu esta época a júnior mas, segundo apurou o Sul Informação, vai competir em Tavira no escalão absoluto, por estar a fazer dupla com um atleta sénior devido a doença do seu proa (júnior) habitual.

Álvaro Ribeiro não revelou o orçamento para a organização do Campeonato de Portugal e do Campeonato do Mundo, mas admitiu que “são números avultados”. O presidente do Clube Náutico de Tavira adiantou que o apoio da Câmara Municipal de Tavira “é fundamental”. O clube, aliás, tem um contrato-programa com a autarquia para a formação em Vela, do qual beneficiam cerca de 60 alunos. “Aqui, os alunos não pagam. É totalmente gratuito. A única despesa que têm é a licença desportiva, para beneficiarem do seguro”, sublinha o presidente do clube.

A aposta na formação não se restringe às técnicas de Vela, mas abrange também a formação do carácter dos jovens alunos. E é nesta vertente que a realização dos dois campeonatos em Tavira tem uma mais-valia importante. “É para deixar na ideia dos miúdos que tudo é possível. Para que percebam o velho ditado algarvio: mais faz quem quer do que quem pode”, diz Álvaro Ribeiro.

O Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto é assumidamente um teste para o Campeonato do Mundo da Juventude em Vela Ligeira (2014 ISAF Youth Sailing World Championship), que vai decorrer em Tavira de 12 a 19 de Julho, organizada pelo Clube Náutico de Tavira e pela Federação Internacional de Vela (ISAF). Essa prova vai ser disputada por 300 velejadores de todo o Mundo nas classes Laser Radial, RS:X (prancha à vela), SL16, 29er e 420.

A nata da Vela Ligeira Mundial vai estar em Tavira em plena época alta de Verão. O projecto nasceu em 2011 com a direcção anterior, de Guilherme Ferreira, e vai ser concretizado pela actual direção do Clube Náutico de Tavira. É um momento histórico para um clube com apenas 20 anos de vida. “É a mais importante prova de vela que o clube já organizou”, admite Álvaro Ribeiro.

Comentários

pub