Câmara de Faro aceita sugestões no lançamento da revisão do PDM

A Câmara de Faro prepara-se para lançar novo processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Faro e pede […]

A Câmara de Faro prepara-se para lançar novo processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Faro e pede a quem trabalha e reside no concelho, que avance, desde já, com sugestões. Esta é ainda uma fase preliminar (e não a consulta pública do documento), na qual pretende obter elementos de base para a elaboração de uma proposta, no futuro.

Os interessados em dar sugestões podem fazê-lo nos próximos 30 dias. Sugestões, informações ou reclamações sobre a revisão deste importante instrumento de Ordenamento do Território, devem ser feitas por escrito, «através da entrega de requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, no qual devem identificar-se devidamente e expor a questão que consideram pertinente».

«O documento tem constituído o principal instrumento de enquadramento e suporte à gestão municipal tendo, desde 1995, ano da sua entrada em vigor, sofrido já seis alterações. Num contexto marcado por novos conceitos, expetativas e processos, com esta revisão pretende-se alcançar uma maior articulação entre o planeamento e a gestão do território bem como aumentar o seu potencial de concretização», enquadrou a autarquia, numa nota de imprensa.

«Consciente da importância do passo que está a dar, o Município não podia deixar de ouvir quem trabalha e reside no concelho, apelando a uma participação ativa da população. Esta é, aliás, uma excelente oportunidade para os munícipes colaborarem ativamente com o processo de gestão do seu concelho», acrescenta.

A autarquia celebrou a 12 de fevereiro um contrato para a revisão do PDM e para a elaboração do Plano de Mobilidade e Transportes com as empresas «Lugar do Plano, Gestão do Território e Cultura» e «MPT- Mobilidade e Transportes», que venceram o concurso público internacional lançado pelo município.

«Num prazo total de 540 dias, serão elaborados em três fases distintas, os Estudos de Caraterização e Diagnóstico, os Estudos Temáticos Setoriais e o Modelo Estratégico; as Propostas de Planos e, por último, as Versões Finais dos respetivos Planos», anunciou a Câmara de Faro.

Comentários

pub