Albufeira promoveu atividades marítimo-turísticas com Dia Aberto

Mais de um milhar de pessoas deslocou-se, no passado domingo, à Marina de Albufeira para participar no Dia Aberto às […]

Mais de um milhar de pessoas deslocou-se, no passado domingo, à Marina de Albufeira para participar no Dia Aberto às Atividades Marítimo Turísticas. Miúdos e graúdos puderam experimentar as diferentes experiências náuticas que as empresas locais têm para oferecer.

Já na segunda-feira, diversas entidades ligadas às Atividades Marítimo Turísticas reuniram-se para debater os desafios e oportunidades deste setor emergente, que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão a nível regional.

O início de mais uma época balnear marca o arranque em força das atividades marítimo turísticas em Albufeira que, de ano para ano, têm vindo a conquistar mais público, complementando a oferta turística do concelho.

Como forma de promover a diversidade de atividades oferecidas, as empresas locais ligadas ao setor realizaram, pelo segundo ano consecutivo, um Dia Aberto que, no passado dia 27 de abril, juntou na Marina de Albufeira mais de 1000 pessoas. Passeios às Grutas e Costa, Observação de Cetáceos e Speed Boat foram algumas das propostas mais requisitadas pelos visitantes.

Este ano, a iniciativa revestiu-se de cariz solidário com todos os participantes a doarem 2 euros, que reverteram a favor da APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve.

Na sequência do evento, o Município organizou um Encontro sobre o setor, que considera ser uma mais-valia para o concelho.

“Albufeira tem praias fantásticas, mas o mar ainda não está suficientemente divulgado. Queremos aproveitar este potencial como uma forma de diversificação da oferta turística e, por isso, temos todo o interesse em apoiar estas empresas, geradoras de riqueza e dinamização económica”, afirmou o presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa, durante o workshop que decorreu na tarde do dia 28 de abril, na Marina de Albufeira.

Durante o Encontro, os intervenientes deram a conhecer alguns números expressivos do desenvolvimento do setor, referindo que, em 1990, existiam em Portugal quatro empresas marítimo turísticas, tendo esse número disparado para as 1823, em 2014.

Em Albufeira, os números também falam por si. Em 2002, a Marina possuía cinco empresas e cinco embarcações, enquanto atualmente existem 22 empresas e 41 barcos a operar. “As atividades marítimo turísticas representam 11 por cento do negócio da Marina de Albufeira e geram cerca de 150 postos de trabalho direto e outros tantos indireto”, destacou José Massapina, diretor da Marina de Albufeira.

Alguns dos oradores do Encontro e imprensa regional tiveram a oportunidade de experienciar uma das atividades mais procuradas pelos turistas, embarcando num passeio pela costa e visita às grutas, na manhã do dia 28 de abril, a bordo de uma das embarcações locais, o “Belize”, que pertence à empresa Várzeamar, a operar na Marina de Albufeira desde 2006.

Comentários

pub