A partir de amanhã já se pode reciclar CD e DVD em Portugal

A campanha «Vamos Gravar essa ideia», para a recolha e o encaminhamento para reciclagem de CD/DVD usados, já sem utilidade, […]

A campanha «Vamos Gravar essa ideia», para a recolha e o encaminhamento para reciclagem de CD/DVD usados, já sem utilidade, produzidos no setor doméstico, ou seja na casa do cidadão, vai ser lançada amanhã, 29 de abril, com a assinatura de um protocolo entre várias entidades na Secretaria de Estado do Ambiente, em Lisboa.

A Quercus foi a entidade que sugeriu o projeto em colaboração com a empresa Chronopost, tendo recebido o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e da Agência Portuguesa de Ambiente e o envolvimento de diversas entidades.

Os CD e DVD são fabricados de policarbonato (polímero termoplástico), tendo uma camada de alumínio de 55 a 70 microns e uma outra de verniz com uma de impressão de cerca de 20 microns. O plástico em questão – o policarbonato – é 100% reciclável, contudo o problema está na dificuldade da recolha, principalmente porque a produção deste tipo de resíduo é muito dispersa e modesta por habitante.

Contudo, esta campanha ganhou viabilidade quando uma empresa de transporte postal/encomendas – a Chronopost – se ofereceu para montar, a título gracioso, uma recolha “capilar”, ou seja uma rede que permitisse a recolha deste resíduo em todo o Portugal Continental (futuramente pode ser estudada também uma solução ao nível das Regiões Autónomas).

A condição da Chronopost para montar a referida rede é que as receitas geradas com a venda dos CD/DVD usados sejam canalizadas para a plantação de árvores através da Fundação Floresta Unida (já parceira da Chronopost).

A campanha «Vamos Gravar essa ideia» contou com a colaboração preciosa da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que batizou a referida campanha e elaborou o texto base para a Portaria n.º 75/2014 publicada pelo secretário de Estado do Ambientes Paulo Lemos.

Inicialmente, a campanha vai arrancar nos cerca de mais de 400 pontos “Pick me!” (http://www.chronopost.pt/pick-me) da Chronopost e rapidamente vai ser alargada a outros locais (superfícies comerciais, sistemas de gestão de resíduos, etc.), nomeadamente devido ao enquadramento dos protocolos que vão ser assinados amanhã, e que aproveitamos a oportunidade para destacar, agradecendo às seguintes entidades que também vão apoiar a campanha: Amb3E, APED, Ecopilhas, EGF, EGSRA, ERP Portugal e SPV.

Com o arranque da campanha para o setor doméstico/urbano, também vai ser iniciada a recolha em várias entidades públicas ou privadas (sem qualquer custo), nomeadamente em bancos, seguradoras, escritórios, etc.

A Quercus acredita que a campanha «Vamos Gravar essa ideia» vai ficar «efetivamente presente na mente de todos os cidadãos e outras entidades que produzem este tipo de resíduos».

Comentários

pub