Vento forte e muita adrenalina no primeiro dia de regatas em Vilamoura

O vento soprou com velocidade superior a 20 nós, mas não impediu que as três centenas de velejadores se lançassem […]

O vento soprou com velocidade superior a 20 nós, mas não impediu que as três centenas de velejadores se lançassem à água no primeiro dia de competição, em Vilamoura. Mesmo os jovens da classe Optimist, a maior frota da prova, enfrentaram com coragem as rajadas de vento que chegaram a atingir os 26 nós.

Foi um dia cheio de emoção para os velejadores das 7 classes que participam na 40ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval.

Com os velejadores divididos em três campos de regatas, o horizonte de Vilamoura encheu-se de velas, num espetáculo único para os muitos turistas que nesta quadra procuram a região do Algarve para umas mini-férias.

O vento forte permitiu que em apenas três horas se realizassem as três regatas previstas para cada classe.

Enquanto a frota de Optimist Infantis não chegou a ir para a água devido às condições climatéricas, os Optimist Juvenis realizaram apenas uma regata.

Na frota amarela, em destaque estiveram Miguel Santos e Afonso Luz , ambos do Clube de Vela Costa Nova, e Tomás Barreto, do Clube Naval de Cascais, que terminaram a regata nos três primeiros lugares, respetivamente.

Na frota azul, os velejadores algarvios impuseram-se com as três primeiras posições a pertencerem, respetivamente, a Magnus Schmeider, do Clube Náutico de Tavira, Martim Sancho do Ginásio Clube Naval de Faro, e Rodrigo Correia, do Clube Naval de Portimão.

O dia correu de feição para as duas tripulações suíças da classe 420 que escolheram a prova de Vilamoura para treinar, tendo em vista a qualificação para os campeonatos do mundo da ISAF, que decorrerão em Tavira em julho.

«É a primeira vez que vimos aqui. Estivemos primeiro em Tavira a treinar e depois decidimos vir a Vilamoura porque queremos competir com velejadores portugueses. Sabemos que são bons em 420. Os dias aqui em Vilamoura têm estado muito bons, a temperatura está excecional», afirmou Marco , treinador da seleção júnior da Suíça.

A tripulação constituída pelos suíços Wagen Kilian e Siegwart Grégoire terminou este primeiro dia de provas na liderança da classe, depois da vitória nas duas primeiras regatas.

Na 2ª posição, terminaram os velejadores do Clube de Vela do Atlântico, Francisco Maia & Rui Oliveira, enquanto no 3º lugar classificou-se a dupla Rudolfo Pires & Álvaro Leite, do Iate Clube da Marina de Portimão.

Em Dart, Francisco Melo & António Jesuino do CIMAV concluíram o dia inaugural de provas no 1º posto, João Patrão & César Norte, do Clube Náutico da Figueira da Foz no 2º lugar e na 3ª posição classificaram-se Pedro Brás de So & Helena Murta do Clube Naval Setubalense.

Na classe Laser Radial, os três melhores velejadores foram Miguel Gomes, do Clube Naval de Sesimbra, Pedro Costa, do Clube de Vela de Lagos, e Pedro Correia, do Clube Naval do Funchal.

Todos os resultados referidos são provisórios. Os resultados oficiais estarão disponíveis no site do CIMAV.

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval realiza-se até dia 3 de março e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal, Associação de Turismo do Algarve, Lusort, Marina de Vilamoura, D. Pedro Hotels, Inframoura e Junta de Freguesia de Quarteira.

Comentários

pub