Regatas espetaculares fecham Torneio de Vela do Carnaval

O vento muito forte que soprou nos três campos de regata exigiram toda a perícia aos 300 velejadores que disputaram […]

O vento muito forte que soprou nos três campos de regata exigiram toda a perícia aos 300 velejadores que disputaram o último dia de provas, ao largo de Vilamoura. Velas cheias, grandes manobras e muita velocidade foram as notas dominantes do encerramento da competição.

Na maior frota do Torneio, a de Optimist Juvenis, o nome do vencedor não foi surpresa. Tomás Barreto, o jovem velejador do Clube Naval de Cascais, brilhou durante todo o evento e no final conquistou a vitória, logo seguido por Rodrigo Correia, do Clube Naval de Portimão. Em Infantis, o 1º classificado foi o jovem velejador do Ginásio Clube Naval de Faro William Risselin.

Em 420, a exibição espetacular da tripulação suíça Wagen Kilian & Siegwart Grégoire não deu qualquer hipótese à restante frota. Em nove regatas conquistaram seis vitórias, terminando com 10 pontos de vantagem sobre os segundos classificados, Diogo e Pedro Costa, do Clube de Vela Atlântico.

Igualmente arrasadora foi a prestação do jovem velejador do Clube Náutico de Sesimbra, Miguel Gomes, na classe Laser Radial. O domínio foi total durante os três dias de provas, deixando o 2º classificado, Pedro Costa do Clube de Vela de Lagos, a 17 pontos de distância.

Na frota de Laser 4.7, a competição foi muita renhida até à ultima regata, com os velejadores do Clube Naval de Cascais a disputarem entre si os primeiros lugares. A vitória coube a Francisco Pina, logo seguido de Henrique Brites.

Em Snipes, Pedro e Sofia Barreto, do Clube Naval de Cascais, seguiram as pisadas do filho (Tomás) e conquistaram de forma brilhante o 1º lugar na classe.

Para o clube anfitrião, a tripulação constituída por Francisco Melo & António Jesuíno alcançou a vitória em Dart 18.

No final do Torneio a organização estava satisfeita com esta 40ª edição. «O balanço é extremamente positivo, tivemos velejadores de todo o país, tivemos velejadores da Irlanda, da Suíça. Ficou mais uma vez provado que esta prova é uma referência incontornável da vela nacional. Mas queremos fazer sempre melhor e por isso prometemos, desde já, que para o ano o Torneio de Carnaval vai ser uma festa ainda maior», afirmou Valentim Costa, presidente do CIMAV.

 

RESULTADOS FINAIS:

 

Optimist Infantis:

1º-William Risselin (GNCFaro)

2º-Gonçalo Alves (CVVCastelo)

3º-Miguel Sancho (GNCFaro)

 

Optimist Juvenis:

1º-Tomás Barreto (CNCascais)

2º-Rodrigo Correia (CNPortimão)

3º-Francisco Mourão (SAD)

 

Laser Radial:

1º- Miguel Gomes (CNSesimbra)

2º- Pedro Costa (CVLagos)

3º- Santiago Sampaio (CNPortimão)

 

Laser 4.7:

1º- Francisco Pina (CNCascais)

2º- Henrique Brites (CNCascais)

3º- Gustavo Calado (GNOlhão)

 

420:

1º- Wagen Kilian & Siegwart Grégoire (CNPully/CNM)

2º- Diogo Costa & Pedro Costa (CVAtlântico)

3º- Maxime Balhelin & Phlippe Pittet (CVV)

 

Dart 18:

1º- Francisco Melo & António Jesuíno (CIMAV)

2º- João Patrão & César Norte (CNAFF)

3º- Pedro Brás de Sousa & Helena Murta (CNSetubalense)

 

Snipe:

1º- Pedro Barreto & Sofia Barreto (CNCascais)

2º- Pedro Dias & Hugo Rodrigues (CVLagos)

3º- Rita Leal de Faria & Manuel Vilela (CNCascais)

 

 

Comentários

pub