PechaKuchaNight “esbanja” criatividade em Portimão

Junta-se um DJ que também é arquiteto e que na realidade se desdobra em três pessoas, um realizador, visualista e […]

Junta-se um DJ que também é arquiteto e que na realidade se desdobra em três pessoas, um realizador, visualista e arquivista que pôs toda a gente e em especial a música portuguesa a gostar dela própria, ou nove fotógrafos que se propõem documentar, através da fotografia e um deles com um filme, as consequências e resultados na sociedade portuguesa das intervenções impostas a todos nós pela Troika.

Estes são apenas três dos 15 intervenientes na primeira PechaKuchaNight do Algarve, marcada para sábado, dia 8 de março, às 20h20, no ISMAT em Portimão.

No formato 20 slides, que ficam 20 segundos cada na tela de projeção, totalizando assim, para cada apresentador, um tempo total de 6 minutos e 40 segundos, vão passar pelas instalações do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), 15 apresentadores cujas vidas giram à volta da criatividade, nos seus mais diversos aspetos.

Assim, haverá designers, surfistas, realizadores, arquitetos, fotógrafos, músicos, musicólogos, artistas plásticos, professores. E nenhum deles é só uma destas coisas, antes se desdobram em mil e uma facetas, porque isto de criar é mesmo assim.

Estarão presentes Inês Barracha, designer e artista plástica, Rafael Correia, arquiteto,Dj e produtor, Miguel Santiago, arquiteto e professor de arquitetura, João Rei, designer e surfista, Daniela Braz, designer e professora de Design, David Palma, designer e ilustrador, Tiago Pereira, realizador, visualista e arquivista, Marco Bailhote, Sara Navarro, artista plástica e (re)descobridora de formas bem antigas da cerâmica, Rui Pinho, designer gráfico & diretor de arte, Sardas & Bigode.co, uma pequena empresa de produção e pós-produção, fotografia e vídeo, Guilherme Santos, jovem arquiteto, Bruno Boto, ilustrador premiado, Helen Schicketanz, fotógrafa e escritora norte-americana atualmente a viver em Lagos, Projecto Troika e o LAC Laboratório de Actividades Criativas.

Para assistir, basta estar às 20h20 (atenção ao horário, algo estranho, mas que tem a ver com o formato do evento) no ISMAT, no centro de Portimão, no próximo sábado, para assinalar de forma diferente este Dia Internacional da Mulher. A entrada custa 3 euros.

Nuno Martins, um dos organizadores desta que será a primeira PechaKuchaNight do Algarve, explicou ao Sul Informação que este formato de apresentação, «inventado em Tóquio, em 2003, pelo casal de arquitetos Astrid Klein e Mark Ditham (Klein&Ditham Architecture), é um pretexto para reunir criativos de diversas áreas, para, de forma divertida, rápida, partilharem a sua experiência».

«O formato pegou, eles registaram a marca, e hoje há PechaKuchaNights em mais de 700 cidades em todo o mundo. Em Portugal, depois de Lisboa, de Coimbra, Porto e Guimarães (aqui durante a Capital Europeia da Cultura), agora chega a vez de Portimão, no Algarve», acrescentou Nuno Martins, também ele arquiteto e professor de arquitetura.

«Na região não havia nenhum evento com estas características, reunindo apenas gente ligada à criatividade, às pessoas que criam coisas, da publicidade à informática, passando pelo design, pela música».

Nuno Martins assegura que a noite de sábado, que termina com uma beer party na Taberna Cool33, perto da Alameda, em Portimão, será «um momento extraordinário de partilha, intercâmbio, convívio e aprendizagem».

O organizador sublinha ainda o contributo do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), que «apoiou desde o primeiro momento», até por oferecer «cursos criativos», na área do Design e da Arquitetura. «O ISMAT tem sido um alfobre de profissionais criativos no Algarve, por isso é lógico que seja o nosso principal apoiante».

Com todos estes ingredientes, está prevista para sábado uma noite PechaKucha, com duas horas de apresentação e partilha de trabalhos criativos em ambiente de convívio, onde não faltarão música e algumas surpresas.

 

 

Comentários

pub