Olhão integra «rede pioneira» para mobilidade urbana sustentável

O município de Olhão integrou a rede do projeto Europeu «Endurance», a convite do Instituto de Mobilidade e dos Transportes, […]

O município de Olhão integrou a rede do projeto Europeu «Endurance», a convite do Instituto de Mobilidade e dos Transportes, que pretende facilitar «a criação de redes de aprendizagem mútua e a partilha de experiências e boas práticas entre os vários países», na área da mobilidade urbana sustentável.

O concelho algarvio passou, desta forma, a integrar uma «rede pioneira de cidades europeias», entre as quais diversas portuguesas, que estão a receber apoio desta iniciativa no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP), em Portugal designados por Planos de Mobilidade e Transportes (PMT).

No âmbito deste projeto prevê-se «o desenvolvimento, até 2016, de ações para sensibilizar e motivar as cidades para a realização de PMT/SUMP, a criação de uma rede nacional e participação na rede europeia de PMT/SUMP e formação técnica e apoio de especialistas sobre como iniciar e desenvolver ações de promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável». O «Endurance» também procurará «facilitar os contactos em rede, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, a aprendizagem mútua e a partilha de experiências e de boas práticas a nível nacional e europeu».

O Município de Olhão poderá participar em três reuniões da rede SUMP/PMT, que incluem a participação de especialistas nacionais e internacionais, estudos de casos/ boas práticas e a partilha de conhecimentos e trabalho em rede.

O projeto Endurance é apoiado pelo fundo europeu Inteligent Energy Europe.

Comentários

pub