Morreu Luís Catarino, advogado e lutador anti-fascista, cidadão de Portimão

Luís Catarino, um dos fundadores do Partido Movimento Democrático Português – MDP/CDE, do qual foi vice-presidente, e que exerceu grande […]

Luís Catarino, um dos fundadores do Partido Movimento Democrático Português – MDP/CDE, do qual foi vice-presidente, e que exerceu grande parte da sua carreira profissional e política no Algarve, em particular em Portimão, faleceu esta terça-feira, no Hospital de Aveiro, vítima de doença prolongada, anunciou a Câmara Municipal de Portimão.

A autarquia sublinha, em comunicado, que «o município de Portimão está mais pobre com o desaparecimento do seu ilustre e dedicado cidadão Luís Manuel Alves de Campos Catarino».

Luís Catarino manifestou, desde jovem, a sua oposição ativa à ditadura, na altura vigente no país, sendo de destacar as suas intervenções como membro da Comissão Democrática Eleitoral de Faro nas eleições de 1969 e como membro da Comissão Central do Congresso de Aveiro da Oposição Democrática, em 1973.

Interventor desde a Revolução de 1974 nas ações de defesa e propaganda dos ideais de Abril em todo o Algarve e em Lisboa, foi um dos fundadores do MDP/CDE.

Em 1975 foi eleito, pelo mesmo partido, deputado à Assembleia Constituinte, com trabalho e vasta participação na discussão e elaboração da Constituição da República Portuguesa e, posteriormente, em 1979, eleito novamente deputado à Assembleia da República.

A partir de 1977, por diversas vezes foi eleito membro da Assembleia Municipal de Portimão, da qual no mandato de 90/93 foi seu presidente, em representação da CDU.

Nascido em Coimbra no ano de 1926, depois de concluídos os estudos liceais entrou para a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1950.

Após ter sido delegado do Procurador da República nos Açores, Lagos e Porto, fixa a sua residência em Portimão, em 1961, onde passa a exercer a atividade de advogado, sendo reconhecido como um dos mais brilhantes e respeitados em todo o Algarve.

No plano social e cultural, exerceu os cargos de presidente da direção e presidente da assembleia geral do Portimonense Sporting Clube, presidente da direção e presidente da assembleia geral do Clube Naval de Portimão (ao tempo Associação Naval Infante de Sagres) e membro da direção do Grupo Amigos de Portimão, aquando da sua reorganização e lançamento de atividades artísticas e culturais.

A relevante ação desenvolvida na área política, o valor e projeção da sua atividades no campo social e cultural, a extraordinária competência profissional revelada e a capacidades e aptidão para bem servir e fazer que demonstrou em diferentes circunstâncias, a par de excecionais qualidades morais e cívicas, evidenciaram Luís Catarino na vida do município de Portimão, tornando-o digno de respeito, consideração e reconhecimento público, tendo recebido em 2001 a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

O funeral vai realizar-se em Coimbra nesta quarta-feira, 19 de março, a partir das 15h00.

 

Nota: A foto de Luís Catarino foi cedida pelo investigador Nuno Campos Inácio, responsável pela página de Facebook Portimão Antigo, a quem o Sul Informação agradece.

 

 

Comentários

pub