Há novas receitas típicas a caminho da «Algarteca» da Tertúlia Algarvia

Há mais receitas em vídeo a caminho da Algarteca, uma plataforma online que pretende divulgar a gastronomia típica do Algarve […]

Há mais receitas em vídeo a caminho da Algarteca, uma plataforma online que pretende divulgar a gastronomia típica do Algarve através de vídeos onde se ensina cozinhar pratos tradicionais e se dá a conhecer o local de onde provêm.

A associação Tertúlia Algarvia, que promove o projeto «Algarteca», já começou a fazer os vídeos que ensinam a cozinhar alguns petiscos de Paderne, São Brás de Alportel e São Bartolomeu de Messines, que se juntarão, dentro de pouco tempo, aos que já integram este registo de sabores tradicionais, provenientes das aldeias de Cachopo, Estoi e Querença.

À semelhança do capítulo I, este segundo também inclui a produção de cinco vídeos por localidade. Quatro incluem a confeção de receitas típicas selecionadas a partir duma inventariação levada a cabo pelo cozinheiro Frederico Lopes e um quinto mostra outros motivos de interesse de cada local.

No vídeo dedicado à aldeia de Paderne, no concelho de Albufeira, o único já concluído, a chefe de cozinha Alexandra Caetano começa por explicar como se confeciona uma entrada composta por azeitonas e presunto caseiro. «A esse prato seguiu-se uma sopa de favas verdes, cabidela com batatas e, para finalizar, queijo de figo, uma das receitas mais representativas da doçaria algarvia», descreve a Tertúlia Algarvia.

Em curso, estão as filmagens dos vídeos de São Bartolomeu de Messines e de São Brás de Alportel. Na freguesia do concelho de Silves, as receitas escolhidas são cozinha de batatas, sopas de cachola, javali guisado com castanhas e massapão do Algarve. Em São Brás de Alportel, os vídeos ensinarão a cozinhar gaspacho, sopa de grão com espinafres, galinha cerejada e bolo de noz.

Os vídeos que estão a ser produzidos, além de colocados online, onde podem ser consultados livremente, serão igualmente editados em DVD, em português, inglês e castelhano.

Esta iniciativa da Tertúlia Algarvia veio dar seguimento a um projeto de dinamização de aldeias do interior da região, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que teve o seu ponto alto com a publicação da obra «Festa da Gastronomia e das Receitas Típicas das Aldeias do Algarve».

O projecto Algarteca é financiado pelo Subprograma 3 do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, no âmbito da medida 3.2.1. – Conservação e Valorização do Património Rural.

Comentários

pub