Diálogo sobre o futuro da Europa reúne cidadãos de todos os países da UE

Após 50 diálogos organizados em diferentes cidades de cada um dos 28 Estados-Membros da União, a Comissão Europeia convida mais […]

Após 50 diálogos organizados em diferentes cidades de cada um dos 28 Estados-Membros da União, a Comissão Europeia convida mais 150 cidadãos a participarem num debate pan-europeu, que terá lugar em Bruxelas, esta quinta-feira, dia 27 de março, no edifício Charlemagne da Comissão.

Durante a tarde, o presidente José Manuel Barroso conduzirá um diálogo com os cidadãos, ao passo que dez comissários e deputados do Parlamento Europeu participarão em debates com os cidadãos em eventos paralelos que decorrerão ao longo de todo o dia.

«A questão de fundo do debate que está em curso em toda a Europa é a seguinte: queremos melhorar a Europa ou renunciar a ela? A minha resposta é clara: queremos estar envolvidos! Se esta Europa não serve tal como ela é há que melhorá-la!», declarou o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

«Num momento em que se perfilam no horizonte importantes eleições europeias, gostaria de assistir a um verdadeiro debate sobre a direção a tomar pela União Europeia nos próximos anos, tanto no plano económico como político. Um debate em que participem todos os cidadãos. É por isso que a Comissão organiza um Diálogo com os Cidadãos em Bruxelas na próxima semana e é por isso que estivemos em todos os países da UE a debater a Europa ao longo deste ano e do ano passado».

«O futuro não é uma questão de sorte. É uma questão de escolha. Escolham a Europa que realmente querem», declarou a vice-presidente Viviane Reding, Comissária Europeia responsável pela Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania.

«Há 18 meses que os comissários andam a viajar pelos quatro cantos do continente para falar com os cidadãos e ouvir as suas opiniões. O que tenho visto é muito animador: as pessoas estão entusiasmadas com a Europa. Qualquer que seja a sua cor política, o que as pessoas querem é que a Europa resolva os seus problemas. Tenho todas as razões para acreditar que este entusiasmo se traduzirá numa forte afluência às urnas nas eleições europeias de maio de 2014».

A Comissão Europeia convidou para este debate alguns participantes nos 50 diálogos anteriores (três por diálogo), o que faz deste evento o ponto culminante dos diálogos iniciados em setembro de 2012.

Este último Diálogo com os Cidadãos, na presença do Presidente Barroso, terá lugar das 16h às 17 h (hora da Europa Central) e poderá ser seguido em direto via webstream. Os cidadãos podem participar no debate via Facebook e Twitter utilizando o hashtag #EUdeb8.

Na primeira parte do dia, decorrerão vários diálogos sobre temas específicos durante os quais 10 membros da Comissão Europeia (os vice-presidentes Viviane Reding e Olli Rehn e os comissários Janez Potočnik, Androulla Vassiliou, Karel de Gucht, Maria Damanaki, Johannes Hahn, Connie Hedegaard, László Andor e Neven Mimica) reunir-se-ão com pequenos grupos de cidadãos.

A Comissão publicará igualmente um relatório que fará o balanço dos mais de 50 Diálogos com os Cidadãos. Os primeiros dados estatísticos do relatório figuram em anexo.

 

O que são os Diálogos com os Cidadãos?

Em 2013, a Comissão Europeia lançou o Ano Europeu dos Cidadãos. Desde o final de 2012, em 2013 e já em 2014, ano de eleições para o Parlamento Europeu, deputados do Parlamento Europeu, o presidente e 21 membros da Comissão debateram e continuam a debater com os cidadãos de toda a Europa as suas expectativas relativamente ao futuro.

Em mais de 50 diálogos diferentes, cidadãos de todos os quadrantes discutiram com comissários, deputados europeus, responsáveis políticos nacionais e regionais acerca do papel que a Europa deverá desempenhar no futuro. Para mais informações: http://ec.europa.eu/debate-future-europe/index_pt.htm.

Os diálogos são organizados no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos (IP/13/2), uma iniciativa destinada a dar a conhecer melhor às pessoas os seus direitos enquanto cidadãos da UE. Algumas das atividades associadas a esta iniciativa prosseguem em 2014.

Comentários

pub