Dia cheio de competição nas águas de Vilamoura

«Um dia perfeito para a vela». Foi esta a opinião unânime das três centenas de velejadores que estão a participar […]

«Um dia perfeito para a vela». Foi esta a opinião unânime das três centenas de velejadores que estão a participar no 40º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, em Vilamoura.

No 2º dia de provas, o vento soprou com intensidade entre os 18 e os 20 nós, permitindo que todas as classes conseguissem realizar as três regatas previstas.

A jornada de hoje veio confirmar mais uma vez que o Torneio de Carnaval é um verdadeiro «encontro de gerações». Nas tabelas classificativas das diferentes classes, há um apelido que sobressai logo à primeira vista. A família Barreto lidera as frotas de Optimist Juvenis e Snipe, com a curiosidade dos diferentes velejadores Barreto terem a separá-los várias dezenas de anos.

Tomás Barreto é o filho que não se importa nada de ter os pais a participar na mesma competição. «É muito giro, eles têm-me passado o espírito desta prova, porque o meu pai já cá vem há muitos anos, a minha mãe começou a vir no ano passado. A verdade é que uma pessoa nunca quer ficar atrás dos pais».

O jovem do Clube Naval de Cascais está em Vilamoura em pleno treino para o campeonato nacional, mas o sonho é a qualificação para o Europeu e Mundial. Com objetivos bem diferentes do filho, Pedro Barreto e Sofia Barreto estão no Torneio de Carnaval para se divertir e gozar a paixão pela vela. Mas isso não os impediu de vencer todas as regatas realizadas até hoje e de liderar a classificação da classe com grande vantagem.

Em 420, a tripulação suíça constituída por Wagen Killian & Siegwart Grégoire tem dominado totalmente a frota, com quatro vitórias em seis regatas.

Também imbatível tem estado Miguel Gomes, em Laser Radial. O velejador do Clube Naval de Sesimbra bateu os seus adversários em todos as regatas já cumpridas, destacando-se na liderança.

Mais equilibrada tem sido a competição na frota de Dart 18, com a tripulação do CIMAV Pedro Peixoto & Marcelo Lourenço a dividirem o 1º lugar com Pedro Brás de Sousa & Helena Murta, do Clube Naval Setubalense.

Todos os resultados referidos são provisórios. Os resultados oficiais estarão disponíveis no site do CIMAV.

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval realiza-se até dia 3 de março e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal, Associação de Turismo do Algarve, Lusort, Marina de Vilamoura, D. Pedro Hotels, Inframoura e Junta de Freguesia de Quarteira.

 

 

Comentários

pub