Consulado explica aos britânicos os serviços públicos existentes no Algarve

O Consulado Britânico vai fornecer informação aos cidadãos do Reino Unido que residem no Algarve sobre os serviços que cada […]

O Consulado Britânico vai fornecer informação aos cidadãos do Reino Unido que residem no Algarve sobre os serviços que cada entidade pública lhe pode oferecer, numa ação que irá decorrer na quarta-feira, às 16 horas, no Mercado Municipal de Faro, à qual a Câmara de Faro se associou. A participação na iniciativa «Consular One Stop Shop», inserida nos eventos organizados pelo consulado denominados «O Consulado na Comunidade», é gratuita.

«A Câmara Municipal associa-se a esta iniciativa que nos merece a melhor atenção, considerando a expressiva comunidade estrangeira residente no nosso concelho. Fomenta-se a proximidade e esclarece-se a população residente sobre os processos burocráticos associados a alguns serviços», ilustrou a autarquia farense, numa nota de imprensa.

Além da Câmara, juntam-se à ação do consulado outras entidades, nomeadamente: Segurança Social, Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Administração Regional de Saúde (ARS), Santa Casa da Misericórdia, Associação de Proprietários Estrangeiros em Portugal (AFPOP), o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos (CIMAAL) e o Royal British Legion.

Cada uma destas instituições vai fornecer informações diversificadas que visam ajudar o residente estrangeiro a conhecer melhor os serviços que podem prestar à comunidade. «É importante que os estes cidadãos percebam o que está disponível em Portugal para eles e, na ótica das entidades presentes, é importante na medida em que contactam com os desafios que podem surgir na prestação de assistência aos residentes não portugueses, permitindo-lhes desta forma adequar o atendimento e vocacioná-lo para estas pessoas», ilustra a Câmara de faro..

A iniciativa será lançada por um representante do Executivo Municipal, seguida de uma breve apresentação do vice-cônsul britânico no Algarve Clive Jewell. Depois, e até às 18h00, os participantes britânicos poderão contactar com as diversas entidades presentes.

Comentários

pub