10% dos portugueses não sabem quanto ganham e gastam por mês

Um total de 10,6% dos portugueses não sabe o valor exato do rendimento de que dispõe por mês, nem o […]

Um total de 10,6% dos portugueses não sabe o valor exato do rendimento de que dispõe por mês, nem o valor das despesas fixas mensais, como casa, carro, eletricidade e créditos (12,8%), indicam os dados do inquérito feito pelo Observador Cetelem à Literacia Financeira dos portugueses.. Percentagens superiores às verificadas, o ano passado, no mesmo inquérito (7,2% e 12,8%, respetivamente).

Segundo o Cetelem, o objetivo principal da análise foi perceber o nível de conhecimentos que os consumidores portugueses têm sobre o seu orçamento e de que forma fazem a gestão deste.

Quando comparados os resultados de 2013 com os de 2014 encontram-se diferenças notórias. Apesar da percentagem de pessoas que sabem com exatidão quanto ganham e gastam ter aumentado, as que apenas o sabem aproximadamente diminuiu.

Relativamente a ganhos, em 2013, 36,6% conheciam com exatidão quanto ganhavam e 55,2% sabiam-no de forma aproximada, valores que em 2014 passaram para os 52,4% e 36,8%, respetivamente.

No que diz respeito a gastos, o ano passado 27,8% sabiam com exatidão quais as despesas que tinham por mês e 62,4% tinham um conhecimento aproximado, percentagens que em 2014 passaram para os 35,6% e 51,4% respetivamente.

Este mesmo inquérito revela ainda que quase metade dos portugueses gasta entre 25 a 50% do orçamento mensal no pagamento de despesas fixas (41,4%) e uma percentagem significativa (33,6%) despende entre 50 a 75%. Nos resultados obtidos este ano, destaca-se também o facto da percentagem de indivíduos que gasta mais de 75% ter aumentado quando comparado com 2013 (passou de 12% a 14,8%).

E como controlam os portugueses as suas despesas? O Cetelem, com este inquérito, ficou a saber que a maioria (70%) consulta regularmente o extrato bancário. Uma percentagem ainda considerável usa uma tabela de controlo de gastos (21,2%). As ferramentas de check up financeiro são apenas utilizadas por 1,2% e a ajuda do gestor de conta é citado apenas por 2,2%.

«No Cetelem acreditamos que uma das maiores responsabilidades diárias de cada família é a boa gestão orçamental e que esta só se consegue com o pleno conhecimento dos seus rendimentos e dos seus gastos. Esta consciencialização é a forma mais eficiente de disciplinar os hábitos financeiros. Ajuda a prever despesas, antecipar encargos, manter alguma liquidez e a realizar poupanças» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 17 e 25 de fevereiro em colaboração com a MultiDados, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de 4,4% para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

pub