Portugueses pensam limitar circulação de veículos a diesel nas grandes cidades

46% dos automobilistas portugueses acreditam que, dentro de dez anos, será necessário pagar a circulação das viaturas a diesel nas […]

46% dos automobilistas portugueses acreditam que, dentro de dez anos, será necessário pagar a circulação das viaturas a diesel nas grandes cidades e 39% pensam que será mesmo necessário interditar a sua circulação nestes espaços.

Esta é uma conclusão de um estudo recente do Observador Cetelem que analisou a forma como os europeus avaliam e encaram o impacto do diesel e da gasolina no meio ambiente.

Cerca de três europeus em cada quatro consideram que o impacto do diesel é mau para o ambiente. Esta convicção é particularmente sentida em Portugal (88%), seguindo-se a vizinha Espanha (87%), a Bélgica (80%) e a Alemanha (78%).

Apesar de estarem conscientes do impacto negativo do diesel no ambiente, a maioria dos consumidores europeus (63%) não está pronta para pagar a compensação dos efeitos negativos. Uma média acima da verificada pelo Observador Cetelem em Portugal (54%).

«Nesta análise particular do Observador Cetelem constatamos que a gasolina não reúne uma imagem muito mais positiva que o diesel no espírito dos consumidores: 51% dos portugueses consideram que o diesel é tão nocivo como a gasolina e 27% identificam-no como sendo mais nocivo que esta» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Esta mesma análise do Observador Cetelem apresenta ainda as mulheres europeias como sendo “advogadas do diesel”. Em seis dos oito países analisados, as mulheres indicam mais firmemente a interdição da circulação das viaturas nas grandes cidades do que os homens.

As Francesas e as Alemãs defendem verdadeiramente a causa do diesel: 77% entre elas rejeitam a interdição do diesel, contra 69% dos homens destes dois países (8 pontos de diferença). As Portuguesas também contestam esta solução (66% + 9 pontos de diferença para com os homens) e são a percentagem mais baixa de entre os países analisados.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.

Comentários

pub